quarta-feira, 3 de abril de 2019

O Populismo

Ilustração: A Gazeta Digital
 Esta é
mais uma palavra
nem sempre 
aplicada corretamente
no contexto.

Uma redação não é somente aquela que você faz durante uma prova no Enem ou num concurso público. Qualquer texto que você escreve ou digita abordando um tema, podendo ser até mesmo uma postagem numa rede social, é uma redação. Se o tema for político, é importante que você conheça bem os significados das palavras e expressões mais usadas nesse tipo de assunto caso queira usá-las.
O ato de usar palavras com significados equivocados faz com que as pessoas que conhecem seus significados corretos interpretem o texto de forma diferente da interpretação que o autor quer que o leitor tenha. Em muitas situações isto pode causar problemas muito mais sérios do que o autor da postagem ou do comentário possa imaginar.
Este é o caso de muitas pessoas que usam determinadas palavras e expressões relacionadas a temas políticos no Facebook e em outras redes sociais. "Populismo" e "populista" estão entre as palavras mais inadequadas para os contextos em que muitos usuários dessas redes pretendem inseri-las. "Populista" é a pessoa que pratica o populismo ou qualquer relacionada ao populismo (atitude populista, discurso populista, etc.). Porém, "populismo" é um substantivo masculino com um significado mais complexo do que muitas dessas pessoas imaginam. 
O populismo é qualquer conjunto de práticas por meio das quais se faz um apelo a um povo. Geralmente o que se entende por "populismo" é qualquer apelo feito ao povo contrapondo sua maioria em relação a uma elite. "Elite" é um determinado grupo de pessoas dentro de um grupo maior, mas com capacidade para tomar ou influenciar determinadas decisões que possam afetar todo o grupo. Em termos políticos, considera-se "elite" a parcela de um povo que é capaz de exercer essas influências sobre esse povo. 
Não existe uma definição exatamente correta para o populismo. Há pessoas que se referem a si mesmas como populistas (pessoas que procuram fazer o melhor que podem pelo povo) e pessoas que classificam outras como "populistas", mas de forma pejorativa. Por testa razão, muitos especialistas em linguística consideram "populismo" um termo um tanto vago, inconstante.
Politicamente, a palavra "populismo" é usada para designar uma ação ou atitude tendo o povo como o centro da ação, independentemente dos meios usados para isto. Ganhou força expressiva no Brasil e em outros países da América Latina a partir de 1930, associando-se à industrialização, à urbanização e à queda do coronelismo - complexa estrutura de poder que começava nos municípios, cujas figuras centrais eram os "coronéis", que geralmente eram grandes proprietários rurais. 

Atualmente a principal característica do populismo é o contato direto entre o político carismático e populações urbanas. Para ser eleito, o populista procura estabelecer um vínculo emocional abraçando pessoas, acariciando crianças, etc. São formas para aliciar eleitores da classe média e dos grupos de menor poder aquisitivo, objetivando conquistar a simpatia dessas pessoas para obter votos e prestígio entre elas. 

2 comentários:

Obrigado pela sua participação!