quinta-feira, 25 de abril de 2019

"Monopólio" e "Oligopólio"



Para entender
o significado
de uma das duas palavras, 
basta saber o da outra.

Suponha que, numa prova ou em alguma outra circunstância, você tenha que fazer uma redação sobre um monopólio. Quando isto ocorrer, você terá que demonstrar, no texto, que você sabe o que é um monopólio. Como o oligopólio é algo relacionado ao monopólio, é praticamente impossível mencionar uma coisa sem se referir à outra. Portanto, é importante que você tenha conhecimentos básicos sobre as duas coisas.
Um monopólio é um direito comercial exclusivo. Explicando melhor: é o direito que uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma empresa usa para explorar uma atividade lucrativa com exclusividade, sem concorrentes. Em muitos casos isto ocorre de forma abusiva: já que não há concorrência, algumas organizações aproveitam a situação para oferecer seus produtos ou serviços cobrando preços altos. Ocorre quando a atividade comercial é dominada por uma determinada organização, não pelas leis de mercado.
A lei de mercado, também conhecida como lei da oferta e da procura, é um modelo que determina a prática de preços de bens (carros, computadores, casas, apartamentos, televisores, etc.) e de serviços (telefonia, abastecimento de água ou de energia elétrica, etc.) no mercado. Há casos em que bens e serviços são correlatos, o que torna necessário saber o que é um bem e o que um serviço (ou uma prestação de serviço). Um telefone celular é um bem por ser um objeto que pertence a quem o tem, mas a telefonia celular ou móvel é uma prestação de serviço prestada por uma empresa chamada "operadora de telefonia celular".
O oligopólio não é exatamente o contrário do monopólio. Na verdade, surgiu como uma espécie de evolução do monopólio. Os economistas o descrevem como uma estrutura de mercado "imperfeita", o que nem seria necessário dizer, já que sabemos que a perfeição não existe. O mais importante é você saber que no oligopólio o mercado é controlado por um reduzido número de empresas, com cada uma tendo que considerar os comportamentos e as reações das outras, pois é uma concorrência que leva à necessidade de frequentes tomadas de decisões.
Tudo que está escrito acima é o mínimo que você precisa saber para iniciar uma boa redação sobre tal tema. No entanto, procure outras fontes, se puder (livros, revistas, jornais, etc.) para aprender um pouco mais a respeito do mesmo. Quanto mais conhecimentos você puder adquirir, maiores são suas chances de fazer uma redação merecedora de destaque positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!