"Chutar o balde"
é uma das expressões idiomáticas
mais usadas no Brasil.
|
muito usados em redações,
mas devem ser evitados.
"Recursos linguísticos" ou "recursos de linguagem" são técnicas que usamos enquanto nos comunicamos através da linguagem falada ou escrita. São palavras e expressões usadas com significados diferentes dos originais, mas facilmente compreendidas devido a sua ampla utilização como expressões populares. No entanto, certos recursos linguísticos funcionam muito bem como expressões populares mas, numa redação feita durante uma prova ou em outras circunstâncias em que é necessária certa formalidade, precisam ser evitados.
Expressões idiomáticas como "chutar o balde" ou "chutar o pau da barraca" costumam ser muito usadas por estudantes nas provas. Seu uso nas provas não é proibido, mas deve ser evitado. Elas tanto podem significar "deixar pra lá", simplesmente desistir de algo ou não insistir, como também "perder as estribeiras" (outra expressão idiomática) ou reagir de forma agressiva, emocionalmente descontrolada. Essa diferença de significados para uma mesma expressão pode gerar interpretações conflitantes. Por isto seu uso nas redações deve ser evitado.
As redações nos vestibulares, no Enem, em concursos públicos, em relações de trabalho e em muitas outras situações requerem certa formalidade na linguagem exatamente para que sejam eliminados todos os tipos de dúvidas quanto ao que se quer dizer no texto.
Não se deve confundir "expressão idiomática" com "metáfora". Uma metáfora é uma palavra, expressão ou frase com significado diferente do seu real significado. Um exemplo de metáfora: "Estamos no mesmo barco" ("barco", neste caso, significa uma determinada situação). Numa expressão idiomática isto também ocorre, mas a diferença é que uma metáfora pode ser representada por apenas uma palavra. Geralmente uma expressão idiomática é representada por um conjunto de palavras, uma frase completa, o que facilita a possibilidade de uma interpretação equivocada. Palavras e expressões usadas corretamente e em seu sentido original facilitam a comunicação e evitam problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!