quarta-feira, 13 de março de 2019

O Significado de "Gênero"

"Gênero humano",
"gênero feminino",

"gênero masculino"...
Afinal, o que é um "gênero"?


Ao abordarem o assunto numa redação, muitos estudantes demonstram não saber quais são as diferenças entre esses "gêneros". Entretanto eles não são os únicos: isto também se verifica em muitas postagens e comentários que muita gente faz nas redes sociais e blogs. As razões podem ser várias, mas uma das que se destacam é o fato de muita gente não conhecer o real significado da palavra "gênero". 
"Gênero" é qualquer conjunto de seres, objetos ou fatos com alguma relação de semelhança. Um gênero musical, por exemplo, é o que inclui todas as músicas com os mesmos estilos. O samba é um gênero musical. O Rock é outro. A valsa é outro. O mesmo acontece com gêneros de filmes: ficção científica, faroeste, comédia, etc.
Ultimamente temos ouvido falarem muito em "gênero humano", "gênero masculino", "gênero feminino", etc. As dúvidas quanto a isto geram a seguinte pergunta: "Mas os gêneros masculino e feminino não são também gêneros humanos?"
É importante saber que "gênero" e "sexo" não são a mesma coisa. Em quaisquer seres vivos (humanos ou não), "gênero masculino" é o grupo de seres da mesma espécie e do mesmo sexo, o grupo que reúne seres com as mesmas características biológicas exclusivas do sexo masculino. O mesmo ocorre no caso do "gênero feminino".
"Gênero humano" é o grupo que reúne todos os seres que possuem características biológicas, sociais, etc., próprias dos seres humanos. Ou seja: é a própria humanidade, todo o conjunto de pessoas existentes no mundo. Porém, dentro deste grande grupo, há outros gêneros: o social, que inclui pessoas em condições sociais semelhantes; o econômico, que inclui pessoas com mesmas características econômicas (faixas salariais, poder aquisitivo, etc.), entre outros. 
Nos debates mais recentes nas redes sociais, o que mais se destaca são as divergências e semelhanças entre os grupos humanos feminino e masculino (ou seja, entre homens e mulheres). Neste caso, o que está em discussão não é exatamente o que diferencia o sexo masculino do sexo feminino, mas a masculinidade e a feminilidade das pessoas. "Masculinidade" é tudo que geralmente é associado a meninos e homens sob os pontos de vista biológico e social. "Feminilidade" é tudo que se associa biológica e socialmente a meninas e mulheres. O que se percebe é que tanto o conceito de masculinidade como o de feminilidade são definidos dentro de padrões estabelecidos pela sociedade, fator que evidencia que, pelo menos nestes casos, "gênero" é uma coisa e "sexo" é outra. Por outro lado, dependendo do contexto, essas discussões podem envolver o sexo em sentido biológico, os casos exclusivos dos hermafroditas (anomalia que ocorre em pessoas que possuem características biológicas masculinas e femininas).
Existe também a expressão "identidade de gênero". Refere-se à determinação do gênero com o qual a própria pessoa se identifica ou prefere se identificar. Eis aí a razão de tanta polêmica: se, tendo nascido com o sexo masculino, a pessoa se identifica mais como mulher do que como homem, e vice-versa, ou se a pessoa (homem ou mulher) se vê como "fora do convencional". Nestes casos há dois grupos de opiniões: o das pessoas que acreditam que a "identidade de gênero" se constitui como fixa, sem variações, seja qual for o papel social que a pessoa tenha que desempenhar ou no qual ela se insere; e o das pessoas que acreditam que a identidade de gênero é influenciada por estruturas sociais estabelecidas por famílias, religiões, associações, questões trabalhistas, etc.
A identidade de gênero não deve ser confundida com "orientação sexual". Jaqueline Gomes de Jesus, doutora em psicologia, diz que "orientação sexual" e "gênero" são coisas que têm correlações, mas não são a mesma coisa. Para ela, a orientação sexual não pode influenciar uma escolha e deve ser baseada em fatores biogenéticos, sejam estes hormonais ou genes que possam determinar predisposições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!