segunda-feira, 11 de março de 2019

Você sabe o que é "inversão geomagnética"?

Fonte da ilustração: Mistérios do Espaço.
Este pode ser
um bom tema 
para redação.


Um fenômeno natural que ocorre há milhões de anos está sendo motivo de muita polêmica nas redes sociais online e, por isto, pode ser um bom tema para redação. Trata-se de um fenômeno que está sendo chamado de "Inversão dos Polos Magnéticos da Terra", cientificamente mais conhecido como "Inversão Geomagnética". Esta evidente preocupação de tanta gente com o que pode estar ocorrendo no planeta que habitamos faz com que o assunto se torne um importante tema para redação, principalmente porque muitas pessoas o debatem mas, mesmo entre estas, muitas admitem não saber exatamente do que se trata. 
Uma inversão geomagnética é uma mudança de orientação do campo magnético terrestre. Mas lembre-se: não se deve confundir os polos magnéticos com os polos Norte e Sul do planeta. O Polo Norte e o Polo sul são polos geográficos. Os polos magnéticos são os dois pontos da superfície da Terra onde se encontram as linhas das forças magnéticas (veja na ilustração). São exemplos de forças magnéticas a gravidade (força gravitacional) e a força elétrica (a que causa raios em tempestades).
A linha imaginária traçada entre os polos norte e sul magnéticos apresenta atualmente uma inclinação de aproximadamente 11 graus em relação ao eixo do planeta. Isto enfraquece o campo magnético enquanto ocorre o aumento da distância de sua origem. A localização dos polos magnéticos muda em distâncias de vários quilômetros por ano. Os dois polos oscilam independentemente um do outro e, ao contrário do que ocorre com os polos Norte e Sul geográficos, nem sempre se situam em posições diretamente opostas. Atualmente o polo sul magnético está mais distante do polo Norte geográfico do que o polo Norte magnético em relação ao polo Sul geográfico. 
Estudos recentes revelam que o campo começa a perder força antes da inversão começar a ocorrer e, segundo alguns cientistas, a inversão que está gerando polêmicas já está ocorrendo. A física Daniele Brandt, do laboratório de Paleomagnetismo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, diz, no entanto, que a frequência com que essa inversão ocorre não é exata. A última ocorreu há cerca de 780 mil anos. O fator que se destaca no momento é o que está ocorrendo no Atlântico Sul, a parte do oceano Atlântico que se situa no hemisfério sul. Realmente o magnetismo dessa região oceânica está menos intenso. Isto pode causar problemas nos sistemas de telecomunicação e na distribuição de energia elétrica, mas a maior preocupação é quanto à saúde das pessoas: a exposição maior aos raios solares pode aumentar a incidência de câncer.

2 comentários:

  1. Parabéns pela explanação, isso é um aasunto sério mas pouco conhecido. Parabéns pelo blog também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!
      Muitíssimo obrigado por sua participação e pelo incentivo.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!