terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Redafácil chega ao fim de 2018 com mais sucesso.

Esta foto foi a primeira ilustração
da página inicial do Redafácil.
O objetivo inicial era atender a estudantes.
Atualmente
o blog é acessado
por estudantes e profissionais
de todas as áreas.


Faltam poucos dias para o ano terminar, e o Redafácil está encerrando as atividades de 2018 mais uma vez com saldos positivos. Criado em 9 de fevereiro de 2010, o objetivo era ajudar a estudantes brasileiros que desejassem obter "dicas" para melhorar seus níveis de redação. Atualmente, o Redafácil é acessado e recomendado por administradores de escolas e universidades, empresas, outros blogs e sites, e seus leitores estão em quase todos os países do mundo. O mapa à esquerda da tela de seu monitor (sua direita) mostra onde está a maioria dos leitores que o estão acessando enquanto você lê este artigo. Até hoje, o blog recebeu mais de 300 comentários de leitores, principalmente estudantes manifestando agradecimentos pelas dicas, sugestões, pedidos de orientações específicas e incentivos para a continuidade. 
Segundo as estatísticas do Blogger, a maioria dos leitores mais frequentes do Redafácil está no Brasil. Na sequência, vêm Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Rússia, "Região Desconhecida", Angola, Moçambique, Espanha e Índia. Contando com o Brasil, estes são os dez países com maior número de leitores frequentes. Nos últimos 30 dias o Redafácil também recebeu acessos mais frequentes da Irlanda, Ucrânia e França.
As estatísticas do Revolver Maps indicam que, no Brasil, o Redafácil é diariamente acessado por pessoas de várias cidades de todos os estados. A maioria é do estado de São Paulo - o que não surpreende, já que a capital de São Paulo é a que contém a maior população no país. O site também informa que, nos Estados Unidos, o Redafácil tem leitores frequentes diários em 31 dos 50 estados daquele país (360 são da cidade de Nova Iorque). O Revolver Maps indica 62 países onde o blog é lido com frequência: além dos já citados pelo Blogger, África do Sul, Cabo Verde, Canadá, Reino Unido, Argentina, Suíça, República Tcheca, Japão, Holanda, Nigéria, Uruguai, México, Itália, Guiné Bissal, Índia, Hong-Kong, Timor Leste, Turquia, Colômbia, Luxemburgo, Indonésia, São Tomé e Príncipe, Bolívia, Líbano, Chile, Paraguai, Macau, etc.
Segundo o LinkedIn (*), a maioria dos profissionais que acessam o Redafácil atua nas áreas de vendas, marketing, relações públicas, jornalismo (repórteres e apresentadores de telejornais), engenharia de fabricação e mecânica e contratadores. Entre as empresas que atuam no Brasil e de onde veio a maioria dos acessos ao Redafácil nos últimos sete dias, constam Rede Gazeta (empresa de comunicação filiada à Rede Globo em Vitória - ES), Marelli (fábrica de móveis de Vitória - ES), Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Sá Cavalcante (conglomerado empresarial com sede em Vila Velha - ES) e TBN (Trinity Broadcasting Network). A TBN é uma das principais redes de emissoras de rádio e televisão cristãs nos Estados Unidos.
Inicialmente a maioria dos leitores que me enviavam seus comentários solicitava apenas dicas específicas sobre redação. A maioria destes era constituída por estudantes de ensino médio interessados em obter as melhores notas em redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Atualmente eles são colaboradores: não somente pedem mais "dicas", como também me incentivam na continuidade do trabalho e dão sugestões, muita das quais eu tenho aproveitado e têm trazido excelentes resultados. Isto tem causado algumas mudanças inevitáveis no Redafácil, que deixou de ser apenas mais um blog sobre redação e passou a ser uma espécie de elo formando uma ligação entre seus leitores, que se comunicam entre si por meio dos comentários como se fosse uma sala de bate-papo - o que é ótimo. Sou grato a todos por isto.

(*) O LinkedIn é uma rede social internacional de negócios fundada em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!