quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Por que a redação é tão importante?

"Redigir"
não é apenas
"escrever palavras".
É bem mais
do que isto.

É preocupante o fato de até mesmo "professores" de Língua Portuguesa acharem que há um exagero na importância que se dá à redação no Exame Nacional de de Ensino Médio. Eles parecem desconhecer que a redação é uma atividade importantíssima na vida de qualquer pessoa. "Redigir" significa "escrever", mas não significa apenas escrever palavras. Seu real significado é bem mais profundo e altamente relevante.
A redação é o processo usado para escrever um texto. O texto é uma manifestação das ideias de uma pessoa através da escrita ou da digitação - que nada mais é do que um sistema moderno de escrita. É uma manifestação linguística revelada por quem o escreveu e que será interpretada pelo leitor de acordo também com os conhecimentos linguísticos deste. Portanto, a redação ainda é o melhor meio pelo qual a pessoa que escreve revela sua capacidade de se comunicar. Quem tem dificuldade para se comunicar através da escrita, tem a mesma dificuldade de se relacionar através da comunicação por qualquer outro meio.
A redação feita pelos participantes do Enem é a redação colegial. É através dela que os alunos revelam sua capacidade para desenvolver uma dissertação. Na dissertação, ele revela sua capacidade de argumentar sobre o tema proposto, revelando o quanto está bem informado sobre o mesmo e o embasamamento para sustentar suas opiniões. Portanto, discordo do uso da expressão "dissertação argumentativa", pois considero uma redundância: não há dissertação que não seja argumentativa. A dissertação subjetiva difere desta apenas porque nela o autor expressa seus argumentos usando os verbos na primeira pessoa, referindo-se a si mesmo.
No mundo atual, a  comunicação em seu melhor nível se destaca como algo cada vez mais importante. Dizer que em apenas dois ou três parágrafos se faz uma boa redação no Enem, no vestibular ou em qualquer outro tipo de prova é um absurdo. Uma boa redação começa por uma apresentação sobre o assunto apresentado no texto, seguido de uma boa argumentação (que necessita de pelo menos três parágrafos) e, finalmente, uma conclusão, que é o parágrafo final. Portanto, para uma redação minimamente bem feita, o ideal é que ela tenha pelo menos cinco ou seis parágrafos, e cada um deles deve ter pelo menos quatro ou cinco orações
Escrever é importantíssimo. É permitir-se pensar, refletir, analisar, raciocinar, criticar, avaliar os temas através da escrita e desenvolver essas mesmas condições para ocupar seu espaço dentro da sociedade. Isto é importantíssimo para aprovação num concurso público, para obter sucesso numa entrevista para emprego e até para galgar patamares mais elevados em qualquer atividade profissional. Escrever de forma sucinta é importantíssimo, mas ainda mais importante é saber diferenciar entre "escrever de forma sucinta" e "escrever pouco". 

2 comentários:

Obrigado pela sua participação!