quarta-feira, 31 de outubro de 2018

"Associativismo" e "Cooperativismo"

O associativismo
é a defesa de interesses.
O cooperativismo
é a base das atividades econômicas
para essa defesa.


A situação econômica do Brasil continua difícil. Agora, então, com a aproximação do início de um novo governo, as expectativas nessa área são muito intensas. Em situações assim, vários temas relacionados à economia podem ser temas propostos para redações no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cujas provas este ano serão realizadas nos próximos dias 4 e 11. No dia 4 serão feitas as provas de "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação".
Na maioria das vezes, falar sobre economia no Brasil é falar sobre problemas econômicos. Numa redação, ao abordar esses temas, é importante apresentar propostas para as soluções. No Brasil, o associativismo e o cooperativismo são os recursos mais comuns na busca dessas soluções. Por isto, esses dois assuntos sempre têm grandes possibilidades de serem um tema para redação. "Um tema", pois ao abordar um deles tamb[em é preciso abordar o outro, pois são duas coisas diferentes mas relacionadas entre si. 
O associativismo é uma tendência de trabalhadores, profissionais de uma determinada área de atividade, etc., se congregarem em associações representativas de categorias. Entre as associações mais conhecidas com essa finalidade estão os sindicatos, que existem para coordenar a defesa de interesses econômicos e profissionais.  O associativismo precisa ser realizado de modo que se relacionem as consciências individuais e coletivas aos interesses e direitos individuais e coletivos, destacando a necessidade de agregação e conjunção de esforços sem negligenciar as bases de organização da sociedade.
O associativismo é uma das principais bases do cooperativismo, que é a participação propriamente dita dos associados nas atividades econômicas. O cooperativismo é, portanto, um movimento econômico e social, e isto o torna dependente do associativismo bem sucedido. Ele é a preconização para a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses para obter vantagens comuns através de atividades econômicas.
Como a palavra já indica, "cooperativismo" é a formação de uma cooperativa. A cooperativa é uma associação economicamente organizada, estabelecendo direitos e deveres de cada um dos membros de acordo com legislações específicas e prestando-lhes serviços sem fins lucrativos. Existem cooperativas agropecuárias, de consumo, de crédito, educacionais, habitacionais, de infraestrutura, de mineração, de produção, etc. No Brasil, elas são relacionadas basicamente a 13 ramos da economia: consumo, sociais, trabalho, educacionais, transporte, agropecuária, saúde, crédito, habitacionais, produção, infraestrutura, mineração e lazer. No ramo de lazer inclui-se o turismo, embora também haja o turismo de trabalho (leia "O que é Turismologia").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!