segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O "Foco"

O foco
é um ponto de convergência.

Nas palestras sobre atividades profissionais e empresariais, os palestrantes costumam dizer que precisamos ter "foco" em nossas atividades. Professores dizem aos seus alunos que é necessário o "foco" nos momentos em que estão estudando e durante as aulas. Mas será que eles explicam aos alunos o que isto quer dizer?
Penso que alguns professores explicam, mas muitos não. Deve ser por isto que tantos estudantes me perguntam o que significa a palavra "foco" nessas situações. A origem está na ótica - ou óptica (as duas ortografias são corretas), um ramo da física que se refere à concentração de feixes de luz sobre um mesmo ponto, o que nos facilita a capacidade de visão. Baseados nisto, usamos a mesma palavra como uma metáfora significando o centro das nossas atenções, o nosso principal objetivo, uma meta a ser conseguida, etc. Neste caso, o foco é um problema, uma solução, um fato, uma ideia ou qualquer outra coisa sobre a qual devemos manter nossas atenções num dado momento para obter um dado objetivo.
A melhor maneira de explicar isto é através de exemplos. Observe a frase abaixo.

Para a empresa consiguir melhorar seu desempenho, é preciso manter o foco na capacitação dos funcionários. 

A informação contida nela diz que a principal atenção da empresa deve ser quanto ao treinamento de seus funcionários para que seu sucesso seja garantido. No futebol, para o jogador conseguir fazer um gol numa cobrança de pênalte, o foco deve ser o lado ou a direção para a qual ele chutará a bola de modo a confundir o goleiro. Já o foco do goleiro, para evitar o gol, deve ser sobre os movimentos do jogador e a direção da trajetória da bola. Em resumo, "foco" é isto: entre várias coisas que necessitam de atenção, uma delas é a principal, e esta é o foco em questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!