quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A grafia correta é "lava jato" ou "lava a jato"?

Foto: R7 Notícias
"Lava jato" e "lava-jato"
não são grafias corretas.



As duas formas como tem aparecido frequentemente nos jornais o nome da famosa operação da Polícia Federal ("Operação Lava-Jato" e "Operação Lava Jato") têm gerado dúvidas quanto à escrita correta que define os estebelecimentos onde é feita a lavagem de automóveis. Inicialmente, caros leitores, posso lhes garantir que que nenhuma dessas duas formas é correta. Também não é correta uma outra que já vi em alguns textos: "lava à jato".
Quando eu me refiro a um desses estabelecimentos, refiro-me a um local onde é realizado um processo de lavagem a jato (lavagem feita com aplicação de jatos de água). Isto já confirma que a grafia correta é "lava a jato" (sem o hífen, de acordo com as novas regras ortigráficas em vigo no Brasil desde 2012). A presença da preposição "a" se faz necessária porque "lava jato" seria o ato de lavar um jato, não uma lavagem a jato.
O emprego do "à" (o "a craseado") também é incorreto. O "à" representa a junção de do "a" como preposição com o "a" como artigo definido feminino (exemplos: "irei à cidade", "fui à festa", etc. Para justificar a crase, é preciso que haja essa junção. Em "lava a jato", a palavra que vem após o "a" é "jato", um substantivo masculino. Para haver um artigo definido feminino, seria necessário um substantivo feminino. Para entender isto, leia as regras sobre o uso da crase em O Uso Correto do "a" Craseado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!