quarta-feira, 1 de agosto de 2018

"Sustentabilidade" e "Desenvolvimento Sustentável"

Ilustração: Portal Lubes
Os significados
são correlatos,
mas diferentes.


Não é apenas nas redações de estudantes que isto se observa. O equívoco ocorre em discursos de políticos, em postagens e comentários em redes sociais da Internet, em debates, etc. Muita gente confunde "sustentabilidade" com "desenvolvimento sustentável" e, não raro, utiliza essas palavras num mesmo texto como se tivessem o mesmo significado. Há, evidentemente, uma relação entre seus significados, mas eles são diferentes.
"Sustentabilidade" é a condição do que pode se sustentar ou ser sustentado. "Sustentar" é manter as condições de preservação e manutenção de algo (um plano, uma realização, uma situação econômica, uma situação política). É evitar uma decadência, uma perda de qualidade, uma desestruturação. Ultimamente a palavra "sustentabilidade" vem sendo muito utilizada quando o assunto é a situação econômica ou política de um país ou do mundo. Neste caso, trata-se da condição ou do processo pelo qual se cria ou se deve criar um sistema que permita a permanência num certo nível minimamente necessário para manter uma situação satisfatória dentro de um determinado período. Isto fez surgir a expressão "sustentabilidade num longo prazo", sendo esse prazo um período indeterminado.
O desenvolvimento sustentável é um conceito relacionado a um sistema de desenvolvimento global. Nele se destacam os aspectos de um sistema de consumo em massa de modo que a extração da matéria prima para a fabricação de muitos produtos que dependem de substâncias ou materiais naturais (madeira, substâncias minerais, etc.) não cause danos à preservação da natureza. A preservação das árvores, por exemplo, é necessária para purificar a atmosfera e gerar o oxigênio, do qual nós necessitamos para respirar e nos manter vivos. Se a extração da madeira não for devidamente controlada, isto causará desmatamentos, extinção de muitas árvores e riscos à nossa sobrevivência. Portanto, o desenvolvimento sustentável é um sistema que visa satisfazer nossas necessidades com uso adequado dos recursos naturais, sem causar depredações nem extinção dos mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!