segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O Eneagrama da Personalidade

Ele é considerado
como
um "mapa interno" 

do autoconhecimento. 


Um amigo meu fez uma postagem no Facebook sobre sua conclusão de um curso sobre o eneagrama da personalidade. Um amigo dele colocou uma pergunta no espaço para comentários: "O que é isto?". Ao ver isto, concluí que muita gente talvez não saiba o que  um "eneagrama da persoanlidade" e decidi escrever um artigo a esse respeito. Afinal, trata-se de mais um assunto que pode ser tema para uma redação. 
"Eneagrama" é uma figura geomêtrica composta por uma circunferência e vários triângulos do círculo limitado por ela, tal como mostra a ilustração. "Círculo" é o espaço interno da figura. "Circunferência" é a linha em volta do círculo. O nome "eneagrama" deriva da palavra grega "ennéa", que significa "nove", e se refere aos nove vértices dos triângos, os quais tocam a circunferência. Cada um dos nove pontos tocados pelos vértices dos triângulos na circunferência representa uma característica da personalidade de uma pessoa. 
A personalidade é um conjunto de características psicológicas que definem padrões de pensamento, de sentimentos e de ações de uma pessoa. Ou seja: é o que determina a individualidade social de alguém. Os vértices são contados de 1 a 9. Quando se chega ao 9, o próximo vértice é o 1. Isto é associado a um novo começo ou uma continuidade infinita. Foi baseando-se nisto que o filósofo armênio George Ivanovich Gurdjieff (1866 ou 1877/1949) foi um dos primeiros a usar o eneagrama para ensinar a filosofia do autoconhecimento profundo. Na década de 1950, o filósofo boliviano Oscar Ichazo pesquisou e sintetizou os elementos do eneagrama associando as nove pontas a tributos divinos da tradição cristã que, segundo ele, refletiam a natureza humana.
Esses tributos estão indicados na ilustração. O número 1 - o perfeccionista - considera a pessoa muito exigente. O prestativo se refere à amigável e orgulhosa. O bem sucedido é considerado um progressista, uma pessoa que trabalha com o objetivo de prosperar. O tipo 4 é o que estaá sempre insatisfeito, que sofre por ser muito sentimental e tende a ser muito invejoso. O observador é muito detalhista e considera o conhecimento como algo muito importante. O questionador é dominado pela sensação de insegurança e compulsivamente de dúvidas. O sonhador é impulsivo e busca insistentemente por satisfação. O confrontador tem espírito de justiça, exige sempre ser respeitado e tem forte tendência à vingança. O número 9 representa os pacifistas e preservacionistas, mas que também podem ser pessoas com forte tendência à preguiça e à apatia.
É claro que todos esses conceitos carecem de muitas discussões. Isto vem ocorrendo principalmente a partir de 1970, quando o psiquiatra chileno Cláudio Naranjo correlacionou esses tipos estabelecidos no eneagrama às caracteristicas das pessoas sob o ponto de vista do psiquiatra. Foi assim que se começou a expandir as descrições de Ichaso montando um sistema de tipologias mais amplo. Para explicar sobre isto, são necessários mais detalhes que não se incluem no objetivo deste artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!