quarta-feira, 22 de agosto de 2018

"Pré-Eleitoral" ou "Preeleitoral"?

É com
ou sem o hífen?

Uma pessoa me perguntou anonimamente se a grafia correta é "preeleitoral" ou "pré-eleitoral". Antes de ler este artigo, eu recomendo que leia o que se refere ao uso do hífen considerado correto a partir das regras ortográficas que estão em vigor desde 2012. Leia aqui
Neste artigo, ater-me-ei à explicação sobre palavras com o prefixo "pré", que significa "antes". É o caso de "pré-eleitoral" e "pré-eleição". Observando a forma como digitei as duas palavras neste parágrafo, vocês já podem notar que esta é a grafia considerada correta, mas é importante saber o motivo.
Em palavras como "predeterminado", "predeterminação", "precavido", "precaução", "preleção", "previsão", "previsto", etc., o prefixo "pre" indica algo ocorrido com antecipação ou anterior ao fato principal, mas não contém o acento agudo, pois a pronúncia é mais semelhante a "prê" do que a "pré". Em termos gramaticais, não são palavras tônicas (leia o parágrafo sobre acentuação). Pela mesma razão, não se usa o hífen.
Quando o prefixo "pré" é tônico, o acento e o hífen são necessários. É o que ocorrem em palavras como "pré-eleição", "pré-eleitoral", "pré-pago", "pré-história", "pré-vestibular", "pré-datado", "pré-fabricação", "pré-fabricado", "pré-natal" (antes do nascimento de um bebê), "pré-natalino" (antes do Natal), etc. Portanto, basta lembrar que o uso ou não do hífen depende da tonicidade do prefixo "pré" ou "pre". No momento em que for escrever uma palavra iniciada por "pré" ou "pre", pronuncie a palavra e preste atenção à sua própria pronúncia. Isto lhe ajudará a escrevê-la corretamente. 

3 comentários:

  1. Muito sábia a postagem. Só q existem outras palavras, cujo hífen é ou não necessário , nesse esclarecimento não foi abordado.Ficou um pouco complicado o seu uso ou não. É nossa língua mater!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Sylvia, está explicado no texto: "Quando o prefixo 'pré' é tônico, o acento e o hífen são necessários."
      Em outras palavras: não há necessidade do acento e do hífen em outros casos.
      Grato pela sua participação.

      Excluir
    2. Um conselho:

      Você pode usar o "internetês"(uso, por exemplo, do "q" ao invés de "que") em mensagens a amigos, etc. Há situações em que é melhor que o "internetês" seja evitado. Num comentário sobre regras gramaticais, como é o caso aqui, as palavras devem ser digitadas integralmente e corretamente.
      Grato pela sua participação.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!