sexta-feira, 17 de agosto de 2018

O que é "saneamento básico"?

"Saúde e saneamento básico"
é uma redundância. 

As campanhas para as eleições que ocorrerão no próximo mês estão prestes a começar, e certamente alguns candidatos dirão, várias vezes, "saúde e saneamento básico" - fato que ocorre muito nessas ocasiões. Isto é uma redundância.
"Redundância" não é o uso de duas ou mais palavras com o mesmo significado. Ocorre uma redundância quando se usa duas ou mais palavras para expressar uma ideia bastando apenas uma delas para isto. "Subir para cima", por exemplo, é uma redundância porque o verbo subir já indica um movimento para cima - basta dizer apenas "subir".
"Saúde" é uma palavra usada para significar as condições físicas e/ou mentais de alguém ou de qualquer ser vivo, mas em determinados casos (por exemplo, quando se trata de "saúde pública"), inclui fatores como alimentação, atividades físicas, combate a doenças, etc. "Saneamento" é um conjunto de ações para tornar um local limpo e sadio. "Saneamento básico" é uma expressão usada para definir as condições mínimas necessárias para a realização de um sanemanto. "Saúde", "saneamento" e "sabeamento básico" têm significados diferentes, mas "saúde e saneamento básico" é uma redundância porque entre os trabalhos relacionados à garantia de saúde das pessoas que habitam um local já estão incluídos os relacionados ao saneamento básico.
O saneamento básico é um conjunto de medidas adotadas num bairro, numa cidade, num estado ou num país para melhorar a qualidade de vida dos habitantes quanto à saúde. Entgre essas medidas, as principais são o abastecimento de água potável, a instalação e a manutenção de redes de esgotos sanitários, a limpeza nas ruas e a adequação das ruas para a drenagem de água para evitar alagamentos causados por chuvas. No Brasil, país em que o sistema de ensino continua sendo um dos mais precários do mundo, o saneamento básico é igualmente precário porque a péssima qualidade do ensino não permite a educação adequada das comunidades para a preservação ambiental principalmente nos chamados "bairros de periferia" (os bairros ao redor da sede de um município). É claro que outros fatores também ampliam essas dificuldades, mas este é um dos principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!