segunda-feira, 18 de junho de 2018

O que um mentalista faz?

O seriado é um dos mais assistidos na Internet.
O mentalismo envolve
principalmente
a lógica.

A popularidade de seriados americanos na televisão brasileira sempre trouxe à tona palavras antes desconhecidas pela maioria da população. Este é o caso de "mentalismo", palavra que passou a tomar parte do vocabulário dos brasileiros principalmente a partir de 2009, quando a série "The Mentalist" ("O Mentalista") estreou no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
Nos Estados Unidos, a série estreou em 2008 na CBS. O último episódio foi ao ar em 2015. Patrick Jane, o personagem principal, interpretado por Simon Baker (foto), tem um talento que é raro, mas existe: uma extraordinária capacidade de analisar o comportamento das pessoas e os fatos em detalhes extremamente precisos. Com isto, ele ajuda a Agência de Investigação da Califórnia (CBI - California Bureau of Investigation) a resolver os casos criminais mais intrigantes. A partir da sexta e penúltima temporada da série, ele passa a colaborar com o FBI (Federal Bureau of Investigation - Agência Federal de Investigação). Atualmente, "O Mentalista" é uma das séries mais acessadas nos sites de filmes e séries.
Na história contada na série, antes de atuar como colaborador da CBI, Patrick Jane realizava shows com artes sênicas misturando sua alta capacidade dedutiva com truques de ilusionismo. Isto fez muita gente no Brasil pensar que o mentalismo é uma técnica de ilusionismo. O ilusionismo é uma arte através da qual são criadas ilusões por meio de truques. O mentalismo é um conjunto de técnicas que inclui lógica, hipnose, sugestão e controle mental. A lógica se refere ao uso da capacidade de raciocínio. A hipnose é um estado de consciência com atenção focada em um determinado ponto. A sugestão é uma condição psicológica que faz com que uma pessoa seja influenciada a pensar de acordo com uma ideia ou informação recebida.

Fonte: Dicionário Aurélio Buarque de Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!