segunda-feira, 4 de junho de 2018

O Fundamentalismo como Tema para Redação

O fundamentalismo
não é
apenas religioso.


O fundamentalismo é um assunto sempre presente nos noticiários, principalmente por causa das interpretações quase sempre religiosas que lhe são dadas. Há pessoas que ousam dizer que "fundamentalismo religioso" é uma redundância. Isto demonstra que elas desconhecem o significado da palavra.
Como a própria palavra indica, "fundamentalismo" é algo relacionado a fundamentos. "Fundamento" é um conjunto de regras básicas para o funcionamento de uma organização. Portanto, o fundamentalismo pode ser social, religioso, empresarial, governamental, etc. Vem daí outra palavra: "fundamental", que significa o que serve como alicerce na construção de uma casa, de um edifício, etc., e, com sentido figurado, a base de uma ideia, um plano, uma realização. 
Atualmente "fundamentalismo" é uma palavra utilizada como referência religiosa, política ou econômica, quase sempre com sentido de excesso de rigidez doutrinária e proibição de questionamento sobre ideias impostas. Desta forma, é chamada "fundamentalista" uma pessoa que defende ideias e posicionamentos como se fossem verdades absolutas e indiscutíveis. 
Entretanto, o verdadeiro sentido de "fundamentalismo" é a junção de princípios fundamentais para a existência e a preservação de algo, de um grupo social, de uma empresa, de uma organização governamental ou não governamental, etc. Também considera-se corretamente como um grupo fundamentalista um grupo de pessoas unidas para resistir contra um grupo maior, do qual diverge quanto a princípios fundamentais.
Essas informações são, por si mesmas, fundamentos muito importantes para que estudantes e quaisquer outras pessoas estejam preparadas para entender textos sobre os tipos de fundamentalismo que existem e para escrever sobre eles. Afinal, desde a própria família a maiores grupos sociais - associações em geral, empresas, igrejas, etc. - não existe um grupo de pessoas que não tenha como base um fundamentalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!