Translate

terça-feira, 3 de abril de 2018

Conceito e Definição

Fonte: www.bing.com
Há diferenças significativas
entre as duas coisas.

Muitos são os professores de Língua Portuguesa que exigem que seus alunos definam uma palavra mas não lhes explicam o que é uma definição. A ilustração exposta aqui diz que na definição a abordagem é essencialista. "Abordar" significa "aproximar-se de algo ou de alguém" ou a forma como nos aproximamos. Numa redação, por exemplo, o autor faz uma abordagem do tema quando trata do mesmo o mais próximo possível da realidade como ele a vê. Quando se diz que a abordagem é essencialista, isto significa que ela tem que ser o aspecto essencial, principal, do texto.
No conceito, a abordagem é contextual. Ou seja, ela tem que ser feita com o uso de palavras e expressões bem inseridas no contexto. "Contexto" é a forma adequada como o assunto é tratado. Na redação, o contexto é a forma como o texto é composto. É o desenvolvimento do discurso. É a ordenação das ideias dentro das circunstâncias da linguagem que é usada.
É importante lembrar que "definição" e "significado" também não são a mesma coisa. O significado é o sentido de uma palavra, uma expressão ou uma frase. É aquilo que a palavra, a expressão ou a frase representam. A definição é a explicação desse sentido. É a definição que determina de forma objetiva, o significado e, consequentemente, o conceito de uma palavra ou uma expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

"Na atual conjuntura..."

Afinal, o que é "conjuntura"? No Brasil, quando o assunto é política ou economia ou algum tipo de problema social, costum...