Translate

quarta-feira, 4 de abril de 2018

As Mensagens Subliminares

Este é um recurso
muito usado
em marketing e propaganda.


A imagem que aparece na ilustração já foi interpretada como "mensagem subliminar". Uma interpretação, ao meu ver, equivocada, pois o rosto de uma mulher está bem nítido. Uma mensagem é subliminar quando ela não é percebida conscientemente.
Em vários sites, existem fotos e vídeos mostrando supostas mensagens subliminares. "Supostas" porque muitas delas são meras questões de interpretação pessoal ou mesmo falsas. Há também pessoas que falam de "mensagens subliminares" sem saber o significado de "subliminar". Entre estas estão muitas pessoas que a interpretam sempre como algo relativo ao Demônio, ao sexo ou à pornografia.
"Subliminar" é o mesmo que "subconsciente". No Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, está explicado que se trata de "aquilo que não é ou não está explícito". Ou seja: algo imperceptível ou quase imperceptível. As mensagens subliminares são recursos muito usados, por exemplo, em marcas e logomarcas para que os consumidores identifiquem com mais facilidade os produtos ou serviços anunciados.
Numa mensagem subliminar, uma imagem projetada numa velocidade maior do que a capacidade visual humana, na maioria dos casos, pode perceber, não será vista conscientemente, mas atuará no subconsciente da pessoa, podendo influenciá-la em seu comportamento, suas decisões, etc. No caso do anúncio de um produto ou serviço, seu objetivo é convencer essa pessoa de que ela necessita do que está sendo oferecido.
Não se trata de uma teoria recente. Ela começou a ser conhecida a partir de 1957, quando o publicitário norte-americano James Vicary fundou a empresa Subliminal Projection Company ("Companhia de Projeção Subliminar"). Naquele ano, nos cinemas dos Estados Unidos, a empresa de publicidade fez uma campanha para a Coca-Cola usando apenas a exibição da mensagem "Drink Coke and eat popcorn" ("Beba uma Coca e coma pipoca"). A mensagem permanecia na tela por pouquíssimos segundos, um tempo tão curto que ninguém conseguia lê-la. No entanto, o propósito era este mesmo: não era para ser lida pelas pessoas. O fato é que até hoje o hábito de beber Coca-Cola e comer pipoca durante uma sessão de cinema é comum, principalmente entre adolescentes, em quase todo o mundo. A palavra "subliminal", em português, também está correta e tem o mesmo significado de "subliminar".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

"Fake News" podem ser temas para redação no Enem 2018.

A expressão "Imprensa Marrom" foi substituída  pela expressão "Fake News". Este ano, principalmente por causa das ...