quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O que é uma "linha de produtos"?

Todos estes produtos são fabricados pela Bombril.
São produtos diferentes, mas de uma mesma linha:
a de limpeza.
A linha de produtos
de um fabricante
não inclui necessariamente
todos os seus produtos. 


Isto é algo que precisa ser aprendido pelos alunos já no ensino médio: muita gente pensa que o que se chama "linha de produtos" inclui todos os produtos de uma fábrica, mas esse pensamento não é correto. Talvez isto ocorra porque são frequentes as mensagens comerciais em que se diz "veja a nossa linha de produtos" - e é realmente mostrada uma linha de produtos. Porém, atualmente as empresas fabricantes estão diversificando suas produções. Muitas empresas famosas por fabricar refrigerantes, por exemplo, agora atuam também nos ramos de vestuário, automóveis, medicamentos, etc. Assem, cada empresa fabricante produz várias linhas de produtos.
Ao tratar sobre o tema numa redação, o autor do texto precisa saber que uma linha de produtos - ou linha de produção - é um conjunto de produtos diferentes mas com a mesma finalidade. O exemplo da foto mostra uma linha de produtos para limpeza. Outro exemplo seria um conjunto de peças para vestuário. Outro exemplo: sapatos, sandálias, chinelos, tamancos, botas, tênis, sapatênis, etc., compõem uma linda de calçados. 
Além disto, uma linha de produtos também se caracteriza por sua amplitude, sua profundidade e sua extensão. A amplitude se dá pelo fato dela integrar produtos que podem ser incluídos em outras linhas. Por exemplo, produtos de limpeza junto com produtos como cremes dentais formam também uma outra linha de produtos: a de higiene. A máquina de lavar roupas pode ser  incluída nas linhas de eletrodomésticos, de limpeza e de higiene.
A profundidade da linha é observada pela quantidade de diferentes produtos que a integram. A extensão - profissionalmente conhecida como "extensão de composto de produtos" - inclui todos os itens da produção, especificando o que a empresa oferece ao mercado consumidor. Isto quer dizer que quanto mais extensa for a linha de produtos, mais adequado será o ajuste da empresa às necessidades dos consumidores. Desta forma, o sucesso da participação no mercado cresce porque a linha cada vez mais diversificada facilita a qualificação de cada produto, aproximando-o cada vez mais do que seria o ideal (aquele produto procurado pelos consumidores mais exigentes). 
A extensão também ajuda a diminuir dúvidas. Através dela, os benefícios que a empresa recebe graças aos produtos que alcançam bom desempenho compensam os problemas causados pelos que não obtiveram a performance ideal. Entretanto, os produtos mal sucedidos devem ser retirados da linha; caso contrário, poderá ocorrer uma redução na rentabilidade das versões bem sucedidas.
Acredito que esses dados sejam suficientes para vocês terem uma ideia de como se preparar para fazer uma redação sobre linhas de produtos. Entretanto, aprender mais nunca é demais. Pesquisem mais a respeito. Embora talvez nenhum de vocês pretende se tornar um empresário fabricante ou um executivo empresarial, todos vocês serão sempre consumidores de todos esses tipos de produtos. É sempre muito importante que os consumidores aprendam cada vez mais sobre o que consomem ou algum dia terão que consumir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!