sábado, 27 de janeiro de 2018

Língua, Linguagem, Idioma e Dialeto

"Linguagem" e "idioma"
são coisas correlatas,
mas diferentes. 

"Linguagem" é uma palavra que abrange vários conceitos. Pode ser uma capacidade considerada exclusiva dos humanos para adquirir, usar e desenvolver complexos sistemas de comunicação através da fala e/ou da escrita. Pode também se referir à forma como pessoas de um mesmo grupo - uma tribo indígena, uma nação, etc. - compartilha suas formas de comunicação por esses mesmos meios, por sinais, gestos, etc. As linguagens são objetos de estudo da linguística
A língua é um órgão muscular situado na boca, mas sua importância para a nossa capacidade de falar é tão grande que seu nome também passou a significar cada um dos idiomas falados por grupos étnicos, nações, etc. Em sentido linguístico, "língua" é uma forma reduzida "língua natural" (língua portuguesa, língua inglesa, língua tupi, língua guarani, etc.). Também conhecida como "idioma", é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente por um grupo humano, de forma não premeditada, mas elaborada graças à nossa capacidade intelectual.
Há também as línguas construídas. São também chamadas "idiomas artificiais". Tais idiomas são projetados e definidos por um pequeno grupo de pessoas para. Ao contrário destas, as línguas naturais evoluem como parte da cultura de um povo. Entretanto, as línguas construídas não devem ser confundidas com as linguagens planejadas. "Linguagem planejada" é uma expressão usada para se referir a uma língua auxiliar. Esta, por sua vez, é conhecida como "língua auxiliar internacional", e com frequência é representada pela sigla "IAL" (de seu nome em inglês: International 
Algorithmic Language" - "Língua (ou 'Linguagem') Algorítmica Internacional". As IAL também são conhecidas como interlínguas. São criadas para facilitar a comunicação dentro de um pequeno grupo de pessoas de diferentes nações que não dominam o mesmo idioma. 
Existe também a expressão "língua nativa". Trata-se da primeira língua que as crianças aprendem, e que geralmente correspondem a um grupo linguístico com que a pessoa se identifica culturalmente. Por isto, a IAL é também interpretada como "segunda língua", mas a palavra "segunda", neste caso, tem apenas a função de distingui-la da língua materna (a língua que aprendemos devido aos nossos primeiros contatos com nossas mães). 
Algumas pessoas costumam confundir "dialeto" com "sotaque". Tais confusões já foram notadas em algumas redações de alunos até mesmo de cursos superiores. O sotaque é uma maneira particular pela qual a maioria das pessoas de uma determinada região (por exemplo, estados do nordeste do Brasil, zonas rurais do estado de Minas Gerais, etc.) pronuncia determinados fonemas. O dialeto é a forma como a língua é falada numa região específica, incluindo palavras que não são comuns em outras regiões onde se fala oficialmente o mesmo idioma. No estado do Rio Grande do Sul, o idioma oficial é o mesmo falado em todo o Brasil - o português - mas com algumas palavras especificamente faladas por habitantes daquele estado principalmente nas zonas rurais, tais como "zorrilho" (gambá), entre várias. Os dialetos variam por muitas razões, e as principais são as situações geográficas e as sócio-econômicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!