sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Assédio Sexual Pode ser Tema para Redação este Ano

Há casos de assédio sexual
praticado por mulheres também.
O tema 
tem sido muito debatido
recentemente.


Tem crescido no mundo, principalmente pelas redes sociais online, um movimento contra um tipo de crime conhecido como "assédio sexual". Isto fortalece sua possibilidade de se tornar um tema proposto para redações em provas este ano. Quem estiver se preparando para o próximo Exame Nacional de Ensino Médio e os próximos vestibulares deve estar atento a esses fatos.
"Assédio" é uma operação militar realizada durante uma guerra. Ocorre quando soldados se posicionam em torno de um território onde estão seus inimigos ou uma vila ou qualquer local que pretendem invadir e subjugar. Com base nisto, "assédio" também se tornou o ato de uma pessoa subjugar ou constranger outra por meio de um domínio excessivo. Vem daí a expressão "assédio sexual", que é a forma de obrigar alguém a atender a um apelo de cunho sexual. Este tipo de crime tem ocorrido principalmente em ambientes de trabalho, com consequências prejudiciais à pessoa assediada mesmo se ela se recusar.
O maior número de denúncias tem sido feito por mulheres na condição de vítimas contra homens acusados de serem os criminosos. Porém, há também casos de mulheres que assediam homens sexualmente. O golpe começa geralmente por meio de palavras aparentemente apenas carinhosas ou ditas como se fossem elogios. Em seguida, vem ações e gestos não desejados pela pessoa assediada. Isto acontece muito em locais de trabalho, em escolas e em muitos outros ambientes.
O assédio sexual é apenas um dos muitos tipos de assédio moral. Chama-se "assédio moral" qualquer tipo de atitude de uma pessoa ao expor outra a situações constrangedoras por meio de coerção. Essa atitude abusiva é um atentado à personalidade, à dignidade e à integridade psíquica e física do assediado ou da assediada. No ambiente de trabalho, o mais frequente é o assédio descendente - aquele que vem "de cima para baixo", isto é, "dos chefes para os subordinados". Esse tipo de assédio não é apenas sexual. Em muitos casos o objetivo é fazer o trabalhador produzir mais e sem receber o salário merecido, fazendo-o ter a impressão de que não está conseguindo chegar aos objetivos da empresa (e pode ser que esses objetivos até tenham sido superados).
O assédio sexual se evidencia por meio de avanços de caráter sexual, não desejados e não aceitos pelo(a) assediado(a), gerando uma atmosfera ofensiva. A coerção se dá, em muitos casos, por meio de violência física ou mental, ou ambas. Pode ter longa duração, por meio de frequentes piadas ou trocadilhos de cunho sexual, ou por um toque físico inapropriado. Seja como for, é crime, e o criminoso ou a criminosa tem que ser denunciado(a) e punido(a). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!