Muitos estudantes e participantes de concursos públicos usam as duas palavras inadequadamente em relação aos contextos das redações. |
nem sempre é ilegal,
mas tem que ser evitado.
Muitas são as dúvidas dos estudantes ou de participantes de concursos públicos quanto ao emprego de certas palavras numa redação durante uma prova ou em qualquer outro momento da vida. Tal dúvida é aumentada cada vez que nós tomamos conhecimento de fatos principalmente políticos. Não são raras as vezes em que os profissionais de informação e os próprios políticos usam as palavras "irregular" e "ilegal" como se fossem sinônimas ou tentando inserir uma num contexto em que a outra seria mais apropriada.
Ocorre uma ilegalidade quando o ato praticado é proibido, pois é contrário ao que é determinado por meio de leis ou de uma lei. "Leis" são regras estabelecidas para relacionar, tão adequadamente quanto for possível, certos procedimentos ao que é direito. "Direito" é um conjunto de sistemas criados ou impostos para estabilizar as relações sociais. "Relações sociais" são as relações que ocorrem entre pessoas pertencentes a um mesmo grupo, que pode ser uma família, moradores na mesma rua ou no mesmo bairro, frequentadores de um clube, alunos de uma mesma turma escolar, etc. A relação social inclui muitos aspectos com orientações recíprocas que devem ocorrer em conformidade com conteúdos específicos do próprio sentido das atitudes de cada pessoa ou de grupos de pessoas dentro do próprio grupo maior. Eis a razão pela qual as leis e a obediência de todos a elas são necessárias.
Ocorre uma irregularidade quando algo está fora dos padrões normais ou comuns, mas isto nem sempre é uma situação ilegal. "Regular" é qualquer coisa que esteja conforme determinam as leis, mas também pode ser algo não previsto em lei desde que não cause danos físicos ou morais a alguém. É algo que não é obrigatório mas também não é proibido ou não tem razão para ser proibido. "Irregular" é o contrário disto, sendo apenas algo que não é comum, desproporcional, desarmonioso. Porém, há certas condições irregulares que devem ser evitadas porque, sendo proibidas ao não, podem ter consequências graves que prejudiquem as próprias pessoas que as praticam e/ou outras pessoas. Por exemplo: um carro com pneus desgastados tanto pode percorrer vários quilômetros sem causar problemas quanto pode causar um acidente grave, chegando até mesmo a causar mortes de pessoas que estão nele e em outros veículos. Num caso assim, os pneus do carro estão em situação irregular. Estando ciente disto ou não, o motorista está cometendo uma irregularidade e tem que ser responsabilizado pelo que acontecer por causa disto, pois deveria tomar providências para evitar isto antes da viagem.
Para entender essas diferenças de uma maneira mais simples, pode-se dizer o seguinte:
- Regular: tudo que, mesmo não sendo estabelecido por lei, não é ilegal, é constante, ordenado, tradicional e não é prejudicial.
- Irregular: tudo que, sendo ilegal ou não, é confuso, descompassado, fora dos padrões normais, em desequilíbrio com o todo, pode causar danos financeiros, físicos ou morais. Aquilo que, se não for proibido, deveria ser. O que, sendo proibido ou não, deve ser evitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!