sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A Informática e a Educação

A informática é,
atualmente, 
muito necessária
no currículo escolar.


Mesmo muitos adultos são constantemente vítimas de golpes aplicados através da Internet. Entretanto, esse potencialíssimo veículo de informação e comunicação já se tornou um elemento que não pode faltar em nossas vidas. A razão é muito simples: temos sempre que ter cuidado em quase tudo que fazemos na vida, mas não podemos deixar de viver. Esta mesma razão gera a necessidade de as crianças estarem habituadas desde cedo ao uso da informática. As vidas delas dependerão muito disto - ainda muito mais do que as nossas.
"Informática" é um termo cujo significado engloba todos os conhecimentos, as práticas, os instrumentos e a tecnologia usados para transmissão, recepção e processamento de informações do mundo atual. As principais ciências relacionadas a ela são ciência da computação, teoria da informação (TI) e suas atividades incluem desde processos de cálculos a análises numéricas. É claro que quem tem que utilizar computadores, celulares e a Internet não precisa ter profundos conhecimentos sobre essas ciências, mas terá que fazer isto em muitos momentos da vida, seja em casa ou no local de trabalho. As crianças de hoje usarão tecnologias muito mais sofisticadas quando forem adultas, mas se elas começarem a se familiarizar com esses instrumentos desde já, tudo para elas ficará mais fácil no futuro. 
Costuma-se pensar que "informática" é apenas algo relacionado a processos de informação por meio de máquinas eletrônicas. É muito mais do que isto. Na verdade os primeiros processos de informatização ocorreram quando, já na Antiguidade, os matemáticos começaram a analisar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos e como os objetos podiam ser computados através de sistemas simples ou complexos de acordo com cada necessidade. "Computar" é o mesmo que contar. Vem daí a palavra "computador", que se refere a um tipo de máquina criado inicialmente apenas para fazer contagens mais complexas. Hoje o computador mais simples nos ajuda a fazer muito mais do que isto.
Atualmente a informática educativa tem se tornado um processo de grande importância dentro de um outro processo de grande importância: o de aprendizagem e de preparo para a vida. O uso do computador e de tudo que se refere à informática como recurso pedagógico pode se tornar extremamente importante no processo de inclusão social de jovens marginalizados. Para isto, porém, é necessário o interesse desses jovens e uma significativa melhoria no sistema educacional brasileiro, que ainda é muito precário. É inadmissível que o ensino de informática já a partir do nível básico ainda não seja parte do currículo em todas as escolas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!