segunda-feira, 20 de março de 2017

"Eminência" ou "Iminência"?


Muita gente confunde
os significados
entre as duas palavras.


Este é um daqueles casos em que as semelhanças entre duas palavras costumam causar confusão. Nas redes sociais da Internet (Facebook, Twitter, etc.), muita gente digita frases como "isto está na eminência de acontecer. Em casos assim, a palavra correta é iminência. Evidentemente isto também ocorre em redações.
Iminente é algo que está para ocorrer a qualquer momento. Também pode significar algo que está próximo ou costuma ser imediato. Eminente é algo considerado o mais importante entre outras coisas, mas também pode ser uma pessoa que se destaca por seus conhecimentos científicos, por sua capacidade profissional ou pela posição que ocupa numa hierarquia.
Iminência é a condição do que é iminente. Em determinadas situações, pode ser usada para significar urgência, aproximaçãoproximidade, ameaça. Portanto, é preciso ter o cuidado de observar a relação entre cada um destes significados e o contexto em que ele será inserido.
Eminência está relacionada a eminente. Significa proeminência, destaque, qualidade superior, mas pode também significar superioridade intelectual, moral ou hierárquica. É, ainda, o tratamento conferido aos cardeais da Igreja Católica - Vossa Eminência ou Sua Eminência. Também neste caso é necessário observar a relação entre o significado da palavra e o contexto da redação, da postagem ou do comentário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!