Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

"Tribos", "Tribos Urbanas" e "Redes Sociais"

Tribo indígena Kaxarari,
do estado do Amazonas, Brasil.
Muitos grupos de jovens
se autodenominam
"tribos".
Isto requer cuidados

quanto ao uso da palavra "tribo"
com significado correto.


A Língua Portuguesa, como qualquer outra no mundo, passa por muitas modificações ao longo do tempo. Surgem novas palavras, outras desaparecem, outras recebem significados diferentes dos originais e outras recebem novos significado sendo mantidos os originais. Com isto, nas redações, amplia-se a necessidade do cuidado com o uso das palavras e expressões adequadas com os significados mais adequados para o que se quer expressar.
Este é o caso de palavras e expressões como "tribo", "tribo urbana" e "rede social". Na verdade, qualquer tipo de tribo é uma rede social. Mesmo uma tribo indígena como a da foto. Mas o que é uma tribo? Na Bíblia, há referências às "Doze Tribos de Israel". "Tribo", neste caso, assim como a dos índios que aparecem na foto (Wikipedia), é um grupo de famílias de pessoas que falam a mesma língua, mantêm as mesmas tradições culturais e preservam as mesmas instituições que regulam os comportamentos dos indivíduos em relação à comunidade. "Comunidade", como a própria palavra indica, é o conjunto de pessoas ou famílias que preservam interesses comuns a todos. São pessoas que vivem em comunhão.

"Tribo urbana" é uma expressão relativamente recente que vem conquistando cada vez mais adeptos e ocupando mais espaços na mídia. São também chamadas "subsociedades metropolitanas" ou "subsociedades regionais". Estes pequenos grupos são pequenas redes sociais com integradas por amigos, geralmente jovens, com interesses comuns. Por meio desta definição, você certamente notou esse tipo de rede social pode ser formado através da Internet e/ou pessoalmente. Isto ocorre porque "rede social" é qualquer grupo composto por pessoas ou organizações, devidamente estruturado, através do qual os integrantes se conectam por um ou vários meios de relações, compartilham valores e interesses comuns. Outros exemplos de redes sociais: clubes, igrejas, federações, condomínios, etc. A diferença entre essas redes e as formadas através da Internet é que as da Internet dispensam a necessidade de contato presencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!