Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O Significado de "Compartilhar"

Exemplos do ato de compartilhar.
Nas redes sociais,
quem "copia e cola"
também compartilha. 


Nas redes sociais da Internet, existem postagens que sugerem: "Não compartilhe. Copie e cole no seu perfil." Isto deixa claro que o autor do texto da postagem não conhece o significado do verbo "compartilhar". Quando você copia e cola uma postagem, você a compartilha. "Compartilhamento" é a participação em alguma coisa envolvendo duas ou mais pessoas. Na internet o compartilhamento de uma postagem significa a divulgação da mesma postagem já feita por alguém. No Facebook, para compartilhar algo, isto não se faz apenas clicando em "compartilhar". O usuário compartilha também quando apenas "curte" ou copia e cola.
Numa aula, todos os alunos presentes compartilham a aula. Num show, todos na plateia compartilham o show enquanto os vários artistas compartilham o palco. "Compartilhar" é um verbo transitivo direto e indireto que significa "tomar parte em" ou "fazer parte de" alguma coisa - voluntariamente ou não. É o mesmo que "compartir" ou "partilhar", "dividir", "distribuir", "divulgar", "difundir". Em alguns dicionários, você encontrará como sinônima a expressão "partilhar com", mas isto é uma redundância que deve ser evitada, pois só é possível partilhar algo se for com alguém. Portanto, dizer "não é para compartilhar, é para copiar e colar" é o mesmo que dizer "não compartilhe mas compartilhe". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!