O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Redafácil Completa 10 anos Recebendo Mais Leitores Assíduos

O Redafácil está completando 10 anos hoje.
Inicialmente, o título era
"Dicas" Fáceis para Redação.
No começo,
eram pouco mais

de 200 leitores por semana.
Atualmente,

são mais de 600 por dia.


No dia 9 de janeiro de 2010, foi publicada a primeira postagem: Primeiro, escolha o tema e organize as ideias. Nele, a palavra "ideias" ainda está com acento ("idéias") porque as atuais regras ortográficas vigoraram a partir de 2012. Evidentemente, nos meses seguintes, o Redafácil ainda contava com poucos leitores porque era pouco conhecido. No início o título do blog era "'Dicas' Fáceis para Redação", mas por causa do endereço (url) - https://redafacil.blogspot.com.br - os estudantes que enviavam seus comentários o chamavam de "Redafácil", e por sugestão de alguns deles este passou a ser o título definitivo.  Em pouco menos de um ano, o número de leitores começou a crescer rapidamente. Em 2011, 2012 e 2013 o Redafácil foi citado como um dos 10 melhores blogs sobre redação nas avaliações do InfoEnem, considerado o maior portal do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Atualmente, como mostram o mapa e o globo fornecidos pelo site Revolver Maps, o Redafácil conta com muitos leitores em todo o Brasil e em vários países. As estatísticas do Blogger informam que nos últimos 30 dias o Redafácil tem recebido visitas constantes de internautas dos Estados Unidos, Brasil, Portugal, Alemanha, França, Angola, Espanha, Ucrânia, Rússia e Romênia, considerando apenas os 10 países com maior número de leitores do blog. É interessante notar que os nomes dos países estão dispostos aqui pela ordem do maior para o menor número de leitores, o que significa que o número de pessoas que acessam o Redafácil nos Estados Unidos é maior do que o de pessoas que o acessam no próprio Brasil. Entretanto, na contagem do número de leitores desde o primeiro dia de postagem, o Brasil vem em primeiro lugar, seguido por Estados Unidos, Portugal, Rússia, Alemanha, Angola, Moçambique, Índia, França e China. O RevolverMaps informa que leitores de 58 países acessam o Redafácil com frequência: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Moçambique, Angola, Federação Russa, Argentina, França, Alemanha, Noruega, Cabo Verde, Reino Unido, Espanha, Canadá, Japão, Suíça, México, Irlanda, Bélgica, Austrália, Chile, Timor-Leste, Itália, Uruguai, Bolívia, Luxemburgo, São Tomé e Príncipe, Holanda, Peru, Venezuela, Equador, Guiné Bissau, Áustria, Suécia, Índia, Israel, República da Coreia (Coreia do Sul), África do Sul, Estônia, Costa Rica, Letônia, Jordânia, Quênia, Paraguai, Singapura, Moldávia, Macal, Hong Kong, Panamá, China, Colômbia, República Dominicana, Senegal, República Checa, dois países não identificados e uma região da Ásia banhada pelo oceano Pacífico.
O Alexa, serviço da Aamazon que fornece estatísticas de websites de todo o mundo, informa que o ranking global do Redafácil está em 6.221.521, o que é considerado uma média alta para um blog destinado a um tema específico (neste caso, redação). Isto representa um aumento de 38% na popularidade internacional do blog nos últimos três meses. O PageGlimpse, outro site de estatísticas, informa que, entre cada 820 pessoas comentam sobre o Redafácil, 498 o aprovam. O SimilarSites, que avalia tipos específicos de público, informa que o índice de visitas ao Redafácil aumentou 64% nos últimos 30 dias, e que a maioria das pessoas que o acessam é constituída por estudantes, profissionais das áreas de indústria, negócios, informação e mídia. Nos Estados Unidos, os leitores mais frequentes do Redafácil estão em várias cidades de 24 estados: Califórnia, Flórida, Illinois, Virgínia, Washingtom, Nova Jersey, Kansas, Nova Iorque, Distrito de Colúmbia (incluindo Washington, a capital do país), Iowa, Indiana, Georgia, Tennessee, Texas, Wisconsin, Michigan, West Virginia, Oklahoma, Alabama, Connecticut, Massachusetts, Carolina do Norte e um estado não identificado (dados do RevolverMaps). Uma seção na coluna à direita desta página mostra as 10 visitas mais recentes e revela que a maioria dos acessos vem de Mountain View, uma cidade da Califórnia. No Brasil, os acessos vem literalmente de várias cidades de todos os estados constantemente, como mostra o mapa no cabeçalho.
No princípio a maioria dos ainda poucos leitores que acessavam o Redafácil era constituída por estudantes, principalmente os do ensino médio brasileiro, preocupados com suas redações para o Enem. Atualmente o número de estudantes que o procuram ainda cresce, mas os sites de estatísticas da Internet informam que a maioria dos leitores do blog o acessa quando estão em seus locais de trabalho. Talvez isto explique tantos acessos diários vindos de Mountain View, cidade que se situa no Silicon Valley ("Vale do Silício"), é uma das maiores cidades do vale e nela estão várias empresas de grande porte, como Google, Red Hat, Mozilla Foundation e algumas divisões da Microsoft. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...