Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Conselhos para Quem quer Aprender mais Sobre Redação

Na redação,
tente evitar clichês como "atualmente sabemos",
"todos sabem", etc. 
A atitude mais importante:
não se baseie

em redações prontas. 



Tentando aprender a desenvolver um bom nível de redação para obter boas notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), muitos estudantes recorrem a sites que oferecem as tais "redações prontas". Isto não os ajuda a melhorar seus níveis redacionais e os leva ao comodismo: ao invés de buscarem melhorar suas próprias formas de escrever, tentam apenas escrever como outras pessoas escrevem. É preciso lembrar que cada pessoa tem seu estilo próprio de produzir um texto. O que cada aluno precisa aprender é escrever corretamente, de forma coerente, mas de acordo com sua própria forma de expressar suas ideias. A razão é simples: na sua redação, você vai escrever sobre o que você sabe em relação ao tema proposto, expor suas próprias opiniões e suas próprias informações. Enfim, você terá que mostrar o que você sabe, não o que outras pessoas sabem. Para ganhar aprendizagem e não desperdiçar tempo, evite as redações prontas e tente fazer as suas em casa. 
Também é preciso evitar os chamados "clichês" - aqueles recursos que quase todo mundo utiliza nas redações, tais como "atualmente sabemos", "todos sabem", etc. Muitas pessoas que analisarão sua redação provavelmente interpretaram isto como uma tentativa de ocupar espaços tal como muitos estudantes sempre o fazem. Mesmo que esta não seja sua intenção, é esta a impressão que fica para muitos que leem uma redação assim. A redação deve garantir ao leitor um acréscimo de informações, pois para ele não é interessante ler algo que o próprio autor informa que "todos já sabem".
Na introdução, informe o leitor de maneira a prepará-lo sobre o que ele lerá, mas não exatamente o que ele lerá. Se você resumir todas as informações já no início da redação, todo o texto se tornará repetitivo. Estude bastante a gramática para aprender novos termos, novas palavras e desenvolver sua própria capacidade de criar expressões. Isto é necessário porque você precisará surpreender o leitor, pois este não quer ter, ao terminar a leitura, de que tudo que leu já estava previsível desde o começo. Por esta razão, é preciso que você esteja bem informado sobre o tema, pois terá que informar o que talvez ele não saiba e apresentar suas próprias impressões sobre o assunto. Para isto, como você só saberá qual será o tema quando estiver fazendo a prova, procure estar sempre bem informado desde já sobre tudo (política, problemas sociais, economia, etc.). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!