Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O Tema Para Redação no Enem 2017

Se você pretende participar do Enem,
de um vestibular ou de um concurso público este ano,
comece a estudar já. 
A concorrência será acirrada.
Provavelmente

mais ainda 
do que a do ano passado.



Um velho ditado diz que quando uma pessoa com idade considerada avançada demonstra desejo de estudar, realizar um curso qualquer, diz que nunca é tarde para começar. No caso dos estudantes ou de qualquer pessoa que tenha que fazer provas em 2017, ocorre o contrário: nunca é cedo demais para começar a se preparar. As festas de fim e começo de ano já passaram, quem tem emprego e não está em férias já retornou às atividades de trabalho, e estes são sinais de que as pessoas já estão tendo que voltar ao cumprimento das necessidades para sobreviver. No caso dos estudantes ocorre a mesma coisa: mesmo que as aulas não ainda não tenham recomeçado, já é tempo deles anteciparem suas atividades. Isto é importante principalmente para os que participarão do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano ou de concursos públicos cujos editais podem ser abertos a qualquer momento. As provas provavelmente ocorrerão em novembro ou dezembro, mas a concorrência será acirrada, o participante terá que estar muito bem preparado e, quanto antes ele começar a se preparar, será melhor para ele.
Alguns estudantes de ensino médio já perceberam isto e, como sempre acontece nesta época do ano, já perguntam quais serão os temas mais prováveis para as redações do Enem 2017. Quanto a isto, meu conselho é o seguinte: não acreditem em informações de que o tema para redação no Enem será um determinado assunto, seja este qual for. Como sempre acontece, o mais provável é que o segredo sobre isto será mantido até o momento em que vocês começarem a fazer a prova. Enquanto isto não ocorrer, Tudo que disserem a esse respeito será mero boato ou apenas especulação. O melhor jeito de se preparar para isto ainda é lendo notícias em jornais impressos e/ou online, revistas, assistindo a telejornais, entrevistas e debates transmitidos pelas emissoras de televisão, etc.
Quando o aluno pergunta qual poderá ser o tema para redação do Enem ou do vestibular, ele provavelmente está querendo demonstrar interesse. No entanto, para muitas pessoas, ele causa exatamente uma impressão contrária: não gosta de ler muito, não busca estar sempre bem informado sobre coisas importantes, e quer que alguém lhe dê dicas para estar mais atento a um ou dois temas específicos considerados "os mais prováveis" para as provas deste ano. Na verdade, o tema para redação no Enem ou no vestibular só é revelado no momento da prova porque o objetivo não é apenas verificar se o aluno está bem informado sobre o tema, mas verificar sua capacidade de escrever sobre qualquer tema que seja proposto. Ou seja: ele tem que demonstrar que está bem informado sobre qualquer assunto considerado relevante para a sociedade, para o país e para o mundo atual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!