Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Não tente inovar durante a prova.

Tentar inovar em redação
numa prova 
é uma péssima ideia.

Alguns estudantes que pretendem participar do Enem no próximo mês me perguntaram o que podem fazer para inovar nas redações. Eles conhecem histórias de estudantes que fizeram "algo diferente" em redações em provas anteriores e "se deram bem". Meu conselho segue abaixo.
O mapa e o globo que aparecem no cabeçalho são fornecidos pelo site Revolver Maps. Eles mostram onde está a maioria dos leitores do Redafácil no Brasil e em mais de 50 países. Para ver os dados em detalhes, clique sobre o mapa. Você verá que este blog é acessado por pessoas em quase todos os estados do Brasil e em várias cidades de mais de 50 países. São cerca de 800 leitores por dia e, segundo o Revolver Maps, muitos deles acessam o Redafácil enquanto estão em seus ambientes de trabalho. 
Por que alguém em seu local de trabalho estaria acessando um blog sobre dicas para redação? As razões podem ser muitas, mas uma delas é a busca de novas ideias para melhorar a comunicação interna e externa através da escrita. Ou seja: querem saber como inovar em suas redações para facilitar a comunicabilidade no âmbito do trabalho. De fato, há neste blog várias dicas para isto.
Os estudantes, porém, devem observar o seguinte: se os mais experientes estão buscando dicas para inovar em suas redaçõces enquanto trabalham, os não tão experientes devem evitar riscos. Você já deve ter ouvido histórias sobre participantes do Enem e de vestibulares que foram bem sucedidos em suas redações mostrando conhecimentos sobre assuntos diversos do tema sugerido ou usando palavras e expressões incomuns. Não acredite nessas histórias, pois não são verdadeiras.
No Enem e nos vestibulares, as redações servem para, entre outras coisas, revelar se os estudantes estão bem informados sobre o tema proposto. A menos que o autor da redação mostre em seu texto alguma relação entre outro assunto e o tema proposto, a abordagem de outros assuntos causará a impressão de que ele está fugindo do tema. Isto causará muitas perdas de pontos. 
O uso de palavras e expressões diversificadas é importante. Isto é necessário para evitar repetições de palavras em demasia. Entretanto, não tente demonstrar conhecimento de palavras e expressões pouco usadas por outras pessoas, pois parecerá esnobismo. Use palavras e expressões que tenham relações com o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!