O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A pontuação correta representa as pausas corretamente.

Na redação,
a pontuação representa
as pausas
que ocorrem na fala.


Em outros artigos publicados no Redafácil, eu disse que a redação é uma representação escrita do que falamos. Por isto, como todos os outros detalhes do texto, a pontuação (vírgulas, pontos, pontos de exclamação e de interrogação, etc.) precisa ser correta. Eles são os sinais pausais - isto é; representam as pausas que fazemos na fala para respirarmos bem enquanto falamos. Para usá-los corretamente, observe como eu os empreguei neste texto.
Observando os sinais de pontuação neste texto, você pode notar que as vírgulas (,), os pontos (.) e os pontos e vírgulas (;) são marcadores das pausas. Não podem, portanto, ser usados com outros objetivos. Já os dois pontos (:), os pontos de interrogação (?) e os de exclamação (!), as reticências (...), as aspas (" "), os parênteses (( )), os colchetes ([ ]) e os travessões (-) representam a entonação. 
Observando as posições das vírgulas neste texto, você nota que elas representam pausas de pequena duração. Em algumas situações, separam elementos de uma mesma oração (como nesta, por exemplo). Em outras, as vírgulas separam orações num mesmo período. 
Os pontos determinam o final de cada frase com sentido completo. Entretanto, a frase seguinte deve ser construida de forma que seu próprio sentido seja um complemento do sentido da frase anterior. Como exemplo, observe os pontos e a sequência das frases neste parágrafo. O ponto e vírgula é um intermediário entre o ponto e a vírgula que se aproxima mais do ponto ou da vírgula dependendo do valor pausal que estiver representando no contexto em que é inseridoOs dois pontos representam no texto uma significativa suspensão da voz numa frase não concluída. Exemplo: "Eu lhes garanto: isto tem que ser feito."
no Redafácil outros artigos sobre o uso correto dos travessões, dos pontos de exclamação e de interrogação, etc. Os colchetes e outros sinais de pontuação não são utilizados com muita frequência, mas abordarei sobre eles de forma mais adequada em artigos específicos. Prefiro, no momento, encerrar este artigo alertando sobre a necessidade do uso da escrita e das pontuações corretas nas redes sociais, nos blogs e em todas as formas de uso da Internet. Os vícios causados pelas formas como as pessoas se comunicam através da Internet estão influenciando negativamente nas redações que elas precisam fazer em outras situações, o que poderá lhes causar problemas graves em alguns momentos na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...