Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

As Diferenças entre "Propaganda" e "Divulgação"

As semelhanças
entre os significados
causam confusão.




Muitos estudantes de níveis médio e superior do Brasil demonstram, em suas redações, incertezas quanto aos significados corretos de "propaganda" e "divulgação". Talvez isto ocorra porque em algumas situações "propagar" é o mesmo que "divulgar". Entretanto, a melhor forma de evitar as confusões quanto às semelhanças entre os significados é procurar lembrar as diferenças. 
A propaganda é uma forma de divulgação dirigida a um público específico e com o objetivo de influenciar suas atitudes. Exemplos disto são as propagandas políticas, que são dirigidas a um público específico (os eleitores), e as propagandas comerciais, cujo público específico é formado por pessoas que querem ou necessitam de um determinado tipo de produto ou serviço. As propagandas comerciais têm muito mais relação com a publicidade do que com a informação, mas são, de qualquer forma, também divulgações. A publicidade é a divulgação pública de empresas, produtos, serviços, etc., para fins comerciais.
A palavra "divulgação" tem o mesmo significado de "difusão". Em alguns casos pode ser substituída por propagação, mas com o devido cuidado para que esta não seja mal interpretada pelo leitor, pois muita gente está acostumada a entender como "propagação" a proliferação de insetos, a disseminação de doenças, etc. Isto acontece porque o significado mais conhecido e também correto para "propagação" é a multiplicação de algo por reprodução (mosquitos, por exemplo) ou por meio de de contágio (certas doenças). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!