Ilustração: Arquivo Google |
as vezes
em que me perguntam
qual das duas palavras
é a correta.
Com frequência, muitos estudantes me perguntam: "Qual é a palavra correta: 'discriminação' ou 'descriminação'?" A razão é fácil de ser entendida: o preconceito, tema que vem sendo amplamente debatido inclusive em redes sociais online, costuma ser tema recorrente para redações em provas como as do Enem, de vestibulares e concursos públicos. As palavras "discriminação" e "descriminação" geram dúvidas em função de suas semelhanças com a escrita, sendo a única diferença as presenças da letra "e" em uma e "i" na outra.
Na verdade, as duas palavras estão corretas. A diferença é quanto aos significados. Quando se trata de preconceito, a palavra correta é "discriminação". É fácil lembrar que esta é sempre com "i". Basta lembrar que tem o mesmo significado de "distinção", que também começa com "dis". Entretanto, "discriminação" significa "distinção", "separação", "isolamento" de alguém ou algo em relação a um grupo de pessoas ou de coisas. Em documentos como relatórios, por exemplo, discriminar um item significa colocá-lo em destaque, enfatizá-lo.
A palavra "descriminação" tem sentido principalmente jurídico, sendo o mesmo de "driscriminalização". O verbo "descriminar" significa inocentar alguém da acusação de um crime. A partícula inicial "des" tem sempre o sentido de desfazer. Enquanto "discriminar" significa identificar diferenças, "descriminar" significa colocar algo à parte por por alguma razão, especificar, classificar algo. "Criminar" significa responsabilizar ou culpar alguém por um crime. Portanto, "descriminar" é inocentar o réu ou acusado.
Conclusão:
- Discriminar: tratar uma ou mais pessoas de forma injusta em relação a outras; classificar algo por uma ou mais razões específicas; discernir; destacar diferenças.
- Descriminar: absolver; perdoar; inocentar; desculpar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!