sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Estude Direitos Civis e Direitos Políticos

Quem sabe mais
sobre direitos civis e políticos
tem mais chances
de obter as melhores notas.

"Estudante" é uma pessoa que estuda ou precisa estudar. "Estudar" é se preparar para a vida. Isto significa que não basta estudar apenas as disciplinas escolares. O que se aprende nas escolas são apenas bases para o que é preciso aprender na vida. É por isto que diz um ditado que "a verdadeira escola é a vida". É também por isto que os temas propostos para redações no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares são sempre relacionados a problemas sociais ou assuntos políticos. 
Esta é uma forma de verificar o que os estudantes sabem, por exemplo, sobre seus próprios direitos. Afinal, os temas propostos sempre são, de alguma forma, relacionados a direitos civis ou políticos ou a ambos os tipos de direitos. 
Os direitos civis e políticos estão dentro de uma área chamada "direitos humanos". São direitos à vida, à liberdade, à propriedade privada, à liberdade de expressão, de crença, etc. No Brasil os direitos políticos são determinados pela Constituição Federal (veja-a aqui). Na própria Constituição, você verá que muitos direitos políticos são também civis.
É importante saber que "liberdade de expressão" é o seu direito de expressar suas ideias e opiniões sobre o que quiser. Isto não lhe dá o direito de expor palavrões ou ofensas numa redação. Não se deve confundir "expressar o que quiser" com "expressar-se como quiser". Como o direito de cada pessoa não pode interferir nos direitos de outra, cabe a cada uma delas respeitar seus próprios limites. 
Entre os direitos civis, há o econômico, os direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, etc. Alguns são individuais, outros são coletivos (extensivos à família, aos moradores de um bairro, aos habitantes de uma cidade, ao povo do estado ou do país, a estrangeiros, etc.). Entretanto, é importante que os estudantes estudem sobre todos os tipos de direitos tanto quanto possível. Aprender nunca é demais. Não apenas para obter boas notas em redação, mas para facilitar as formas corretas de enfrentar problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!