Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Teste para Escrever Melhor

Eis um teste fácil
que você pode fazer
em casa.

Faça de conta que você está iniciando uma redação. Porém, escreva apenas duas ou três frases. Em seguida, leia o que você escreveu falando. Assim você ouvirá as pronúncias das palavras e das frases que você mesmo(a) escreveu. Isto lhe ajudará a construir as frases ideais psra a sua redação. 
Quando você pronuncia a frase que você escreveu, percebe que, embora cada palavra tenha seu significado, isoladamente ela perde seu valor. Ela precisa estar unida de forma ordenada às outras palavras para formar a mensagem. 
Isto fará você perceber que a verdadeira principal unidade da fala é a frase. Consequentemente ela é também a verdadeira unidade principal para uma comunicação através da redação. Isto lhe ajudará na escolha das palavras mais adequadas, já que a frase os sons na frase revelam as relações entre as palavras por meio de seus acentos principais e secundários. 
Os acentos aqui mencionados não necessariamente os representados graficamente (agudo ou circunflexo). Refiro-me aos sons que destacam segmentos da frase quando você a pronuncia. Exemplo:

- Todos os dias esse fato se repete.

A pronúncia destaca três segmentos:

- Todos/os dias/esse fato/se repete.

Porém, se você impor certa aceleração à pronúncia dos dois primeiros segmentos ("Todos os dias"), perceberá um enfraquecimento na tonicidade de "dias". Isto a torna secundária, subordinada à palavra "todos". Porém o segmento "todos os dias" não teria sentido sem a presença de "esse fato se repete". Conclusão: numa frase não há elementos principais ou secundários; todos são igualmente importantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!