Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ressaltando a Importância da Ortografia Correta

As formas
como você escreve as palavras
revelam muito
sobre você.

Nas postagens anteriores, tenho me referido à importância da ortografia correta, mas destaquei também a Importância da escolha das palavras mais adequadas, da estrutura da frase e da pontuação correta. Nesta postagem, volto a destacar a Importância dos cuidados quanto à ortografia porque tudo isto se refere à formulação de pensamentos. Enquanto você redige, você formula pensamentos que precisarão ser interpretados corretamente pela pessoa que lerá a sua redação. Portanto, a pontuação e a ortografia corretas são necessárias
Embora a ortografia seja geralmente interpretada como a forma de escrever as palavras, ela nos traz também a necessidafe dos cuidados com a pontuação. Os pontos (.), as vírgulas (,), etc., precisam estar nos lugares certos, nas posições corretas. Com relação estritamente à ortografia, dois erros são frequentemente cometidos em redações feitas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e em vestibulares:

- Troca de letras: 
É quando o aluno usa ss ao invés de c, s ao invés de z, etc. Isto comprova que o aluno não consegue visualizar o valor das letras.


- Erros na grafia de palavras cuja ortografia ainda é a mesma desde 1931: 
Isto comprova pouca leitura, necessidade de ler livros, jornais, revistas, etc., com muito mais frequência. Quem lê pouco tem pouca informação.

Os dois exemplos de erros citados acima demonstram que quem os comete são pessoas mal alfabetizadas e com mal domínio da linguagem escrita. No entanto, é tão fácil resolver dúvidas ortográficas: basta pesquisar as palavras num dicionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!