O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A Filosofia no Desenvolvimento de uma Redação

A lógica
é uma área da filosofia
importante para a argumentação.


O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está próximo. Ocorrerá em novembro. Como sempre, a redação que cada participante terá que fazer será dissertativa. Terá que demonstrar estar bem informado sobre o tema a ser proposto. Também terá que escrever corretamente para que seu texto seja bem compreendido. Tudo isto tem muito a ver com a filosofia. 
Isto não significa que para fazer uma boa redação é preciso ser um filósofo. Significa que o conhecimento de noções básicas de filosofia ajuda muito no desenvolvimento de uma excelente redação. A filosofia é um estudo de problemas fundamentais relacionados a tudo que existe; portanto, é importante para obtenção de conhecimento. A filosofia também analisa problemas relacionados aos fundamentos da verdade, do pensamento e da linguagem, e estes são os elementos principais que devem ser destacados numa redação: ele precisa comprovar sua verdade com argumentos bem fundamentados através de uma linguagem escrita sucinta e correta. Para isto ele precisa usar a lógica. 
A lógica é uma área da filosofia que permite o desenvolvimento de uma linha de raciocínio em alguma atividade ou no decorrer da exposição de um assunto ou tema. Numa redação, é a base do desenvolvimento do raciocínio revelado na escrita. Enquanto escreve, o aluno desenvolve sua argumentação usando um dos princípios fundamentais da filosofia sem o perceber. Se conhecê-lo um pouco melhor, fará uma redação bem melhor. Para isto, sugiro que leia mais artigos sobre filosofia no Ciência & Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...