Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A Importância da Sociologia para uma Boa Redação

A ideia
de permitir que o aluno
escolha as disciplinas
é péssima.


Alguns estudantes de ensino médio  do Brasil gostaram da ideia que surgiu no estado de São Paulo: permitir que os alunos escolham as disciplinas que preferirem. Num sistema de ensino que nacionalmente é um dos piores do mundo, esta é uma das piores ideias já surgidas. Muitos dos estudantes pensam que poderão escolher as matérias que terão mais a ver com as profissões que escolherão. O que eles precisam saber é que todas as matérias têm muito a ver com o que eles terão que fazer na vida, inclusive por razões profissionais. É preciso levar em conta uma realidade importantíssima que diz respeito a todos nós: a globalização .
Não adianta ser contra a globalização porque ela não acontece apenas porque alguém a quer. Ela é um inevitável processo resultante de fatos históricos milenares, mas se aprofundou principalmente a partir do século XIV, quando as nações europeias obtiveram avanços importantes no comércio Internacional graças às grandes viagens marítimas intercontinentais. Desde o final do século XX e principalmente a partir do início do século XXI, a globalização tem se tornado um profundo processo de integração econômica, social, cultural e política, e você, caro(a) estudante, já está envolvido(a) nesse processo desde quando você nasceu. A globalização abrange três aspectos básicos: facilidade de viagens internacionais, queda de barreiras tarifárias através de organizações entre países (blocos econômicos) e movimentos de capital e de investimentos. Isto provoca o desenvolvimento do item mais importante: o conhecimento. Em resumo: quanto mais conhecimento você adquirir desde já, melhor será para você futuramente. Por isto, no ensino médio e em qualquer outro nível de ensino, literalmente todas as disciplinas são e serão cada vez mais indispensáveis para todos os alunos
Até mesmo para conseguir realizar uma redação merecedora de uma boa nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), é preciso uma boa noção de todas as disciplinas. Filosofia, por exemplo, é uma delas. Para desenvolver o raciocínio no texto, é necessário recorrer à lógica, que é uma das áreas da filosofia. Leia o artigo anterior para saber um pouco mais sobre isto. 
Outra disciplina muito importante para a produção de uma boa redação é a sociologia. Ela se refere ao comportamento das pessoas e os processos pelos quais elas se relacionam através de grupos, associações, etc. Até este ponto, parece-se um pouco com a filosofia. A principal diferença é que na sociologia os fenômenos sociais são explicados enquanto as pessoas são analisadas quanto às suas relações de interdependência (como pessoas dependentes umas das outras). No ensino médio, um objetivo da sociologia é, entre outros, fazer você entender como e por que você depende das pessoas com quem você convive e como e por que cada uma delas depende de você e de todas as outras. Esta é a razão pela qual os temas para redação no Enem e nos vestibulares são sempre relacionados a direitos humanos, economia, política, diferenças de classes sociais, etc. Na verdade, todas as pessoas precisam estar sempre bem informadas sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!