Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Um Erro Muito Frequente em Redações

Uma frase
não constitui
um parágrafo.


Não são apenas os estudantes que cometem este erro. Ele ocorre com muita frequência em matérias jornalísticas. Refiro-me aos parágrafos com apenas uma ou duas frases.

Tenho lido redações escritas da seguinte forma:


O presidente  viajou à China.

Ele  retornará ao Brasil  na próxima semana.

Um parágrafo encerra uma ideia, uma informação. Uma frase também. Entretanto, a informação contida num parágrafo é resultante de uma sequência de frases que se complementam. Este parágrafo mesmo é um exemplo do que digo. Portanto, um parágrafo não pode conter apenas uma frase.

Assim como cada frase de um parágrafo é uma complementação à anterior, o mesmo ocorre quanto aos próprios parágrafos. O primeiro é uma introdução, os seguintes constituem o desenvolvimento do texto e o último é a conclusão. Nenhum deles pode ser constituído por apenas uma ou duas frases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!