Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

A Composição na Redação

Ao ler um texto,
observe atentamente
a composição.
 
A composição
é a "alma"
da redação.


Alguns estudantes têm perguntado o que é a composição numa redação. Se você procurar num dicionário os significados de "composição", provavelmente encontrará definições como "constituição de um todo", "modo como os elementos de um todo se dispõem ou são dispostos" ou simplesmente "organização". Todas estão corretas. Na música, a composição é a forma como o autor (compositor) organiza as notas musicais e/ou as palavras do texto ("letra").
Numa redação acontece a mesma coisa. As palavras são elementos dispostos em organização para formar frases. Estas são elementos que integram um parágrafo. Os parágrafos são elementos que compõem o texto. Esses detalhes significam que a composição do texto é essencial para a clareza da ideia exposta na redação. Portanto, o domínio de conhecimentos gramaticais é fundamental. 
Gramaticalmente, a composição é o processo da formação de uma palavra proveniente da junção de duas ou mais outras. Exemplos: passatempo (passa tempo), girassol ("gira sol"), guarda-chuva ("guarda chuva"), embora ("em boa hora"), etc. Importante: não confunda a composição da redação com a composição gramatical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!