quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Impeachment Pode ser Tema para Redação no Enem deste Ano

É um processo baseado
em denúncias de crimes de responsabilidade
contra chefes de Estado.
Estude
a história dos impeachnents
no mundo
.


Há alguns meses, quando eu disse que o impeachment poderia ser o tema proposto para a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, algumas pessoas consideraram isto impossível por se tratar de um assunto muito recente. Queriam dizer que, dependendo da data do encerramento do processo no caso da ex-presidente Dilma Rousseff, pois as provas ocorrerão em novembro. No entanto, é aí que está o erro de raciocínio.
O prazo para una redação sobre o caso recente não é tão curto assim. De qualquer forma, um dos objetivos das redações no Enem é verificar a profundidade do conhecimento que os estudantes têm sobre os temas propostos. Portanto, mesmo que o tema proposto seja o caso da ex-presidente do Brasil, o objetivo será verificar se o aluno sabe o que é um impeachment. 
Isto significa que o assunto não é recente, pois já ocorreram processos de impeachment, por exemplo, nos Estados Unidos, desde o século XIX, mas no Brasil gerou uma grande polêmica este ano. Depois que o impeachment de Dilma Rousseff se concretizou, a possibilidade do impeachment (não especificamente o dela) ser o tema deste ano se fortaleceu. 
Portanto, estudar o impeachment poderá ajudar muito no enriquecimento da redação. Se este for o tema, o aluno não deverá se ater ao caso brasileiro. Ele deverá, em poucas palavras, revelar que sabe o que é um impeachment. 
"Impeachment" é "impedimento" em inglês. Em política, é um processo baseado numa ou mais denúncias de crimes de responsabilidade contra chefes do Poder Executivo (no Brasil, presidente da República, governador de um estado ou prefeito de qualquer município). 
Pronto! A partir desta informação, você já pode iniciar seu estudo pesquisando na Internet, em livros, revistas, etc. Faça isto desde já, pois a prova já será realizada em novembro e você ajnda tem que estudar outras matérias e pesquisar sobre outros possíveis temas para redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!