O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

A Prosa

A prosa
é uma redação
sem características
de poesia. 

A prosa é uma expressão natural sem metrificação intencional e sem necessidade de ritmos regulares. Ou seja: sem características de poesia. Isto não significa que qualquer texto que não seja uma poesia seja uma prosa. Um texto escrito em parágrafo único não é uma prosa. 
Por outro lado, nem todas as redações não poéticas e com vários parágrafos são prosas. A prosa é uma narrativa de acontecimentos passados cujos parágrafos precisam ser bem marcados e, embora a objetividade é necessária mas permitem-se também algumas subjetividades. 
A subjetividade é a forma como a pessoa expõe sua opinião em relação ao tema revelando algo sobre seu relacionamento com o meio social em que vive. A objetividade é a forma de se expressar claramente desde que o texto represente fielmente o pensamento do autor e a informação que ele pretende transmitir aos leitores. 
Na prosa o tema mais constante é a realidade. Portanto o redator terá que criar uma linha de tempo incluindo pelo menos o ano em que o fato ocorreu. Se houver necessidade de citar outros fatos isolados, é importante datá-los seguindo a ordem cronológica, porém sem detalhes demais. As descrições mais detalhadas devem ser reservadas somente ao tema principal. 
Os contos, os romances e as novelas são prosas. O conto é breve, com uma narrativa em torno de apenas um conflito,  uma única ação num determinado ambiente e um reduzido número de personagens. A diferença entre o romance e a novela é que o primeiro contém várias ações paralelas e a novela tem várias ações individuais relacionadas entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...