Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

A Importância do Ensino de Redação na Fase Fundamental

Somente quando
já estiver alcançando
bons níveis de redação
é que uma pessoa pode ser considerada alguém que sabe escrever. 


A palavra "fundamental" já explica por que essa fase da aprendizagem escolar tem esse nome. Tudo que o aluno aprender nela será fundamental para a vida toda. O melhor nível de redação possível é também fundamental para o sucesso nas profissões e nas conquistas sociais. Por isto o início do verdadeiro ensino sobre redação deve ser prioridade já no ensino fundamental. 
O desenvolvimento da escrita é também o desenvolvimento do uso da linguagem escrita e falada e, por extensão, do processo de raciocínio. Em suma, é importantíssimo para o desenvolvimento da racionalidade. Isto torna o início da aprendizagem de redação a base principal para o aprendiz obter as primeiras e mais necessárias noções sobre como organizar dados das primeiras descobertas sobre si mesmo e o meio ambiente e social em que vive. É a partir daí que, à medida em que ganha idade, a pessoa ganha capacitação para relacionar suas próprias realidades interior e exterior, o presente com o passado, obtendo mais condições para prospectar seu futuro. 
O aprimoramento da capacidade de redigir ao longo da vida traz o aprimoramento de habilidades que ajudam a identificar o ser humano como pessoa. Ou seja, como ser pensante e criativo. Ao aprender a escrever as primeiras palavras, a criança já começa a se inserir nesse processo. Isto significa que "aprender a escrever" não é somente aprender a reconhecer as letras e a organizá-las para formar palavras, nem somente a organizar palavras formando as primeiras frases. Só se pode afirmar que uma pessoa realmente aprendeu a escrever quando ela já tiver conseguido condições de fazer redações com bons níveis. No Brasil, infelizmente os níveis de ensino, principalmente quanto à redação, ainda são péssimos até mesmo no ensino médio e nos cursos superiores. Isto torna ainda mais urgente a prioridade ao ensino básico de redação já no nível escolar fundamental.

Ilustração: Arquivo Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!