Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Ostra e o Ostracismo

O estudante
foi severamente criticado
mas ele estava certo. 

Numa redação, um estudante informou que a palavra "ostracismo" tem relação com as ostras. Por causa disto, ele foi alvo de severas críticas, piadas, etc. Entretanto o que ele escreveu estava correto: a palavra "ostracismo" realmente tem relação com as ostras.
Ao escrever aquela informação, o estudante comprovou que conhecia o significado e pelo menos um pouco da história daquela palavra. Provavelmente ele não contou o que sabia dessa história porque este não era o objetivo da redação. No entanto, numa redação, é importante que o autor demonstre conhecer bem as palavras que usa sem prolongar explicações sobre elas. Portanto, ele realmente fez o que deveria ter feito. 
Atualmente usamos a palavra "ostracismo" para nos referirmos a exclusões sociais, políticas ou qualquer ou de qualquer outro tipo, de uma ou mais pessoas em relação a um determinado grupo. O ostracismo é o afastamento, voluntário ou não, de uma ou mais pessoas, de seu meio social (família, associação, etc.) ou de sua participação em atividades realizadas em grupo. A origem da palavra vem de um fato que ocorria há milênios na Grécia. 
Naquela época, na cidade-Estado de Atenas, aplicava-se uma forma de exílio a pessoas suspeitas de conspirar contra o governo ateniense. Para evitar possíveis tentativas de golpe de Estado, a pessoa suspeita era submetida a um plebiscito. Quando a maioria dos cidadãos de Atenas optava pelo sim, o nome do exilado era grafado numa pequena peça de madeira chamada "ostrakos". Em português, o nome é "óstraco". A peça tinha este nome porque tinha o formato da concha de uma ostra.

Fonte: Enciclopédia Conhecer - Série Verde - Vol. II - editora Abril
Ilustração: Arquivo Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!