Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Aprenda a Planejar sua Redação

Para se obter
sucesso
em qualquer coisa na vida
é preciso planejar com antecedência. 

O mesmo ocorre no caso de uma redação. Mesmo que numa prova o tema sugerido seja surpreendente para os participantes, é possível planejar a redação antes de iniciá-la. Se você já fez redações em provas, já sabe que antes de escrever o texto definitivo é preciso fazer um rascunho. Esse rascunho é o planejamento. 
É no rascunho que se estabelece o que se escreverá e como adequar o texto à finalidade da redação. Portanto, o rascunho é um planejamento. É nele que se determina o que será escrito, como será escrito e qual será o objetivo a ser alcançado. Numa prova, o objetivo não deve ser a nota, é fazer com que a redação seja boa o suficiente para obter a melhor nota possível. 
Para isto a redação precisa atender às exigências do tema apresentado. Isto significa que a modalidade da redação deve ser escolhida pelo autor. Ele terá que determinar a estrutura do texto, o tipo de linguagem que utilizará e terá que demonstrar bom domínio sobre as regras gramaticais. A escolha da linguagem é feita pelo próprio autor para que ele demonstrar sua capacidade de escolher a linguagem mais adequada à finalidade de sua redação. Ele precisará lembrar que não se admite uma sequência de palavras, expressões e frases gramaticalmente correta mas sem sentido. Aqui, refiro-me à coesão e à coerência, temas do artigo anterior. 
Para planejar sua redação tão rapidamente quanto for necessário, estabeleça a seguinte sequência antes de iniciar o rascunho:

1 - Estruturar o texto de acordo com o tipo de redação; 
2 - adeque a linguagem ao tipo de texto; 
3 - fixe os objetivos ou finalidades; 
4 - destaque clareza e concisão no tratamento do tema; 
5 - estruture adequadamente os parágrafos; 
6 - esteja atento às palavras empregadas. 

Com base nessa sequência, faça o rascunho. 

Redigir é demonstrar raciocínio lógico através da escrita. Entre os estudantes, o mal desempenho nas redações ocorre muito mais pelas dificuldades em sistematizar dados do que por falta de informações sobre os temas propostos a eles. Creio que as "dicas" aqui contidas poderão ajudar a superar esse problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!