Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 31 de maio de 2016

A Coesão e a Coerência numa Redação

Há estudantes
que confundem
"coesão" com "coerência".
Isto dificulta
o desenvolvimento na redação. 


Mesmo em situações em que uma relação não precisa ser muito formal, um certo grau de formalidade sempre se faz necessário. "Linguagem moderna" não é linguagem com gírias ou com palavras comuns entre os jovens em seu dia-a-dia. O que verdadeiramente se chama linguagem moderna é a necessidade do uso de palavras corretas que surgem no decorrer do tempo, sendo muitas delas relacionadas aos avanços tecnológicos. Com isto, os estudantes e as pessoas em geral precisam se familiarizar com as diferenças dos significados de palavras como "informação", "informatização" e "informática"; dos verbos "informar" e "informatizar", etc. Isto quer dizer que a coesão e a coerência são duas coisas importantíssimas em qualquer tipo de redação. 
Talvez o leitor já queira, a este ponto, saber quais são as diferenças entre as duas coisas, mas é melhor saber antes por que essas diferenças são importantes. Isto está muito relacionado às constantes vezes em que estudantes, na tentativa de demonstrar conhecimentos de palavras corretas, mas incomuns no dia-a-dia, empregam-nas em suas redações com sentidos nem sempre corretos ou sem combinação com outras palavras. Essa combinação é extremamente necessária para que o autor da redação comprove seu domínio sobre a estrutura linguística, tendo o cuidado de não usar uma linguagem formal nem informal demais.
Redação é uma arte. Cada ser humano tem talentos específicos para determinados tipos de arte como a música, a pintura, o cinema, etc. Toda arte é uma forma de cada pessoa expressar suas emoções, contar histórias reais ou fictícias e revelar sua cultura através de valores estéticos. Os outros tipos de arte dependem muito dos talentos de cada um, mas o domínio sobre as artes da oratória e da escrita é necessário a todas as pessoas porque são elas que nos dão as condições mínimas necessárias para realizarmos em nosso dia-a-dia algo extremamente necessário para a nossa sobrevivência: a comunicação. 
Eis aí a importância da arte da redação. Toda arte destaca a estética. No caso de uma redação, porém, a estética não se refere à beleza pura e simplesmente, mas à beleza do equilíbrio entre as palavras para facilitar ao leitor a compreensão do texto. 
Para entender como isto é importante, compare uma redação - qualquer redação - ao Universo. Suponha que cada palavra seja um astro, cada frase seja uma constelação e cada parágrafo seja uma galáxia. No Universo, cada astro se comporta e se movimenta em conformidade com todos os outros para que todo o Cosmos se mantenha no melhor nível de equilíbrio possível. Numa redação é preciso ocorrer a mesma coisa: cada palavra tem que estar em consonância com todas as outras da mesma frase, cada frase tem que estar em conformidade com todas as outras no mesmo parágrafo e cada parágrafo tem que estar em conformidade com todo o texto. Isto é o que se chama coerência. 
A coesão é relacionada ao uso gramaticalmente correto das palavras e das frases. Mesmo que elas sejam escritas corretamente, faltará a coerência se nãwo estiverem corretamente combinadas. Segue abaixo um exemplo de palavras subsequentes com coesão mas sem coerência. 
- Não pude ir trabalhar hoje. Meu primo chegou ontem. 
A mensagem acima tem coesão porque está escrita corretamente, mas não tem coerência porque faltam palavras que expliquem o que a vinda do meu primo tem a ver com minha falta ao trabalho. Em suma, "coesão" é a forma gramaticalmente correta da escrita e "coerência" é a combinação adequada entre as palavras, entre as frases e entre os parágrafos em todo o texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!