Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Faça duas redações por semana.

Quanto mais você escrever,
melhor.
Portanto, 

faça pelo menos
duas redações
por semana.



Escrever muito não é o suficiente. É preciso ler muito também. Lendo jornais, revistas sobre qualquer assunto, você adquirirá sempre mais informação e terá contatos com variados estilos de texto. Os textos que você lê são redações; portanto cada leitura é uma oportunidade que você dá a si mesmo(a) para observar um determinado estilo redacional. Entretanto, apesar de todo texto ser uma redação, é importante saber que "redação" e "texto" são duas coisas diferentes. O texto é uma manifestação linguística do autor através da escrita, através do qual ele faz sua redação. A redação, é portanto, o processo escolhido pelo autor para escrever seu texto, considerando-se a sequência de etapas do texto para que este revele da maneira mais clara possível as ideias e informações do autor para o leitor.
Existem diversos tipos de redação, e no Redafácil você pode encontrar vários artigos sobre os mais exigidos em ambientes de trabalho e para diversas finalidades profissionais e sociais. Geralmente nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), vestibulares e concursos públicos as redações exigidas são as dissertativas argumentativas. Nas redações dissertativas - ou dissertações - o objetivo é abordar um determinado tema geralmente sugerido na prova. Nas provas, são exigidas as redações dissertativas argumentativas, o que significa que, além de descrever o tema para demonstrar seu conhecimento sobre ele, o redator precisa apresentar opiniões sobre eles e argumentos para justificá-las. Se os temas forem relacionados a problemas (por exemplo, problemas sociais), exige-se que o redator apresente em seu texto sugestões para solucioná-los. Neste caso, os argumentos têm a função de fundamentar essas sugestões.
Para saber o que são argumentos e como utilizá-los em seus textos, leia aqui e aqui. Tenha sempre em mente que o
 desenvolvimento do raciocínio crítico é importantíssimo para obtenção de pontos em redação em qualquer prova. A forma como você argumentará suas opiniões e sugestões revelará sua linha de raciocínio. E melhor forma de melhorar sempre sua capacidade de argumentar num texto e fazendo redações em casa.  Faça-as pelo menos duas vezes por semana. Peça aos seus amigos, seus pais, seus professores, etc., para que eles leiam seus textos e deem suas opiniões, sugiram mudanças, etc. Peça o mesmo também a seus colegas de escola, pois esta será também uma boa oportunidade para eles treinarem interpretação de textos. Observe o que acontece ao seu redor, nas ruas por onde você passa, pense nos grandes problemas atuais, escreva, converse sobre isto, promova debates. Agindo assim, você verá que no dia da prova se sentirá muito seguro para fazer sua redação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!