Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Que benefícios as notas do Enem podem proporcionar aos estudantes?

Foto: Arquivo Google
Se este fosse
um tema para redação,
muitos alunos teriam notas baixas
nesse quesito.

 Isto já foi comprovado através de pesquisas a esse respeito e também pelo fato dessa pergunta ser frequentemente feita por grande número de inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio que será realizado no próximo mês. Muitos deles sabem que as provas substituem vestibulares para quem está se preparando para ingressar em cursos superiores, mas têm dúvidas quanto a outras informações. Com frequência, revelam não saber que as melhores notas facilitam a obtenção do diploma de conclusão do ensino médio para alunos com mais de 18 anos, ampliam as chances para obtenção de bolsas de estudo através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a obtenção de financiamentos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). 
Se a pergunta fosse incluída como questão numa das provas, muitos seriam os alunos que não a responderiam corretamente, e muitos não a responderiam completamente se tivessem que escrever a resposta. Se fosse um tema para redação, o resultado, em grande parte, seria desastroso. No entanto, essas informações são facilmente encontradas no site do Enem e nas páginas de vários jornais online, impressos, já foram muito divulgadas em telejornais, etc. 
Como já foi informado acima, as notas do Enem são usadas para substituir o vestibular. Isto quer dizer que, no caso de alunos que estejam se preparando para os próximos vestibulares, ele poderá escolher o curso que quiser na instituição de ensino superior que quiser, federal ou não, que usam o Enem como método de seleção. Poderá também ser beneficiado através de uma combinação entre as notas do Enem e os pontos que obtiver no vestibular caso tenha que participar deste. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já recebeu a adesão da maioria das instituições de ensino superior do país. Os interessados podem obter informações mais detalhadas no site do sistema. 
Os estudantes que já concluíram o ensino médio a partir de 2010 e pretendem obter o financiamento através do Fies não poderão obtê-lo se não tiverem participado do Enem e se não tiverem obtido as melhores notas. Terá que obter no mínimo 450 pontos no Enem, com nota acima de zero em redação, mas é claro que a prioridade será dada aos que obtiverem as melhores notas em redação e a maior pontuação em todo o exame. Essas notas também facilitarão as chances para quem quer obter vagas gratuitas em cursos técnicos oferecidas em instituições públicas e privadas através do Sisutec
As melhores notas no Enem também facilitam as oportunidades para os interessados em participar de intercâmbios em outros países, mas isto é para alunos que cursos superiores ou pós graduação. O estudante que queira participar da seleção para obtenção de bolsas durante o curso de graduação tem que comprovar que participou de uma das edições do Enem a partir de 2009 e obteve no mínimo 600 pontos. Neste caso é preciso ressaltar que, qualquer que seja a avaliação de sua participação no Enem, será considerada também a avaliação de seu aproveitamento no curso superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!