O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A Ética, a Moral e Tudo que se Relaciona a Elas como Temas para Redação

Ilustração: Conceito.de
A ética e a moral
são duas coisas diferentes mas, 
ao mesmo tempo,
vinculadas entre si.

Hoje, ao ver uma resposta dada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a uma pergunta que ele diz ter recebido de um estudante, eu percebi a necessidade dos que participarão do próximo Exame de Ensino Médio (Enem) estarem atentos a quatro possíveis temas para redação. Ou melhor: quatro no mínimo, porque muitos outros temas a serem propostos podem estar relacionados a estes. Lendo todo o artigo com o máximo de atenção, vocês, estudantes, entenderão melhor o que estou dizendo.
Na página do Portal InfoEnem no Google + ("Google Mais" ou "Google Plus"), o ministro revelou que um estudante lhe perguntou quais seriam os mais prováveis temas para redação no Enem deste ano, e ele respondeu: "Estude ética. Muita ética. E pratique-a." Pensei, então na possibilidade de, entre os temas a serem propostos, constem "Ética e Moral", "Ética" ou "Moral". Três possibilidades porque "ética" e "moral" são duas coisas muito diferentes mas, ao mesmo tempo, estreitamente vinculadas uma à outra. Entretanto as possibilidades se multiplicam, pois existem inúmeros temas que são ou podem ser relacionados à ética, à moral e a ambas.
É claro que, na prova, se isto ocorrer, não será solicitado aos estudantes algo como, por exemplo, "escrevam sobre a ética" ou "façam uma redação sobre a moral". Como muitas coisas podem estar relacionadas a ambas, o mais provável é que seja proposto um tema relacionado a princípios éticos e/ou morais ou à falta deles. Portanto, o(a) estudante que não souber o que é ética e o que é moral, terá dificuldades para desenvolver uma boa redação. Muitas pessoas não sabem e muitas pensam que sabem mas, para ajudar pelo menos um pouco, seguem abaixo alguns conceitos.
"Ética" é uma palavra da língua portuguesa que tem suas origens na palavra "ethos", do grego. Por sua vez, "ethos" tem um significado muito amplo, referente a tudo que se refere aos bons costumes. Quando dizemos que um indivíduo é ético, estamos dizendo que ele é uma pessoa portadora de bom caráter. Os nossos princípios éticos são aqueles que acreditamos que não devem mudar, seja em qual tempo ou lugar nós estivermos. Diferencia-se da moral porque esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, mas a ética é fundamentada em ações morais mas, ao mesmo tempo, mais pela razão do que pela simples obediência. A ética está mais relacionada à dimensão total dos atos humanos do que a moral, que se relaciona mais à interioridade desses atos. Para entender melhor o que isto significa, sugiro que vocês leiam Eticamark, um blog em que todos os artigos são relacionados a princípios éticos e morais nas empresas, nas profissões e na vida em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...