Elias Alves foi locutor e redator noticiarista na Rádio Vitória, em Vitória, no Espírito Santo. Ele também trabalhou como redator comercial na TV Vitória entre 1990 e 1997. Antes, entre 1986 e 1990, foi redator noticiarista na Rádio Gazeta, também em Vitória. Posteriormente atuou na Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) até dezembro de 2002.

sábado, 12 de setembro de 2015

As Relações Entre a Interpretação de Textos e a Redação

Inicialmente
é preciso saber
a diferença entre
"interpretar" e "compreender".

O raciocínio lógico é de que se uma pessoa tem dificuldades em interpretação de textos, certamente tem dificuldades para produzir uma boa redação. Não há provas de que seja sempre assim, mas é ideia que parece ter uma certa coerência: se a pessoa tem dificuldade em acompanhar o raciocínio do autor texto durante a leitura, é bem provável que tenha muita dificuldade para desenvolver com clareza suas próprias ideias em seus próprios textos. Eis por que as questões de interpretação de texto e as redações são igualmente importantes numa prova, seja a do Enem, a de um concurso público ou a de um vestibular.
"Compreender" é ter a capacidade de identificar facilmente o significado de algo. "Interpretar" é estabelecer uma relação entre o texto lido e a capacidade de compreensão. A interpretação também é um conjunto de processos mentais ocorre enquanto a pessoa lê, e por isto é confundida com a compreensão, mas é a interpretação correta que leva à verdadeira compreensão do sentido e do significado do está escrito. A interpretação textual - ou "interpretação de texto" - é algo que depende muito do próprio leitor para atribuir sentido ao texto. Eis aí grande parte da importância das respostas às questões de interpretação de texto numa prova: elas revelam aspectos importantes do leitor, como seu grau de conhecimento da linguagem e sua capacidade de compreender o que lê e o que ouve. O estudo relacionado a isto é a hermenêutica, que engloba não somente o grau de interpretação de textos, mas também todos os tipos de processos interpretativos.
O fato é que, se os alunos revelam dificuldade de interpretação de textos, eles revelam também - pelo menos em muitos casos - dificuldade em redigir. Um dos principais objetivos das redações nas provas é fazer com que os alunos demonstrem quão bem informados eles são. Se uma pessoa não interpretou corretamente o que leu, também não o compreendeu. Desta forma, processou uma informação equivocada e esta será a que ele transmitirá através da redação. Não é sem rezão que muitos dos estudantes que fracassam em redações no Exame Nacional de Ensino Médio também revelam fracassos nas interpretações textuais.
A interpretação ocorre basicamente em duas etapas: a explicação dada pelo autor no texto e a compreensão do leitor. A explicação mostra caminhos que o leitor deve seguir para encontrar as peças (a sequência de ideias do autor) que o levarão ao resultado final. Ou seja: à compreensão. Ao ler um texto quando está estudando qualquer disciplina, o estudante deve também aproveitar a oportunidade de observar como o autor conduz sua interpretação, pois pode ser uma lição para quando ele tiver que fazer uma redação numa prova: seu texto terá que induzir as pessoas que o corrigirão para que elas o interpretem - e, portanto, o compreendam - corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!